Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Presidente e diretor do Ibraop participaram de nova reunião sobre o Plano Estratégico 2024-2029 da Atricon

Destaques, Notícias

A presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Adriana Portugal, participou, nesta quinta-feira (29), da terceira e última reunião de apresentação e discussão da proposta do Plano Estratégico 2024-2029 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Por oportunidade da realização do encontro na sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), o diretor de Eventos Fernando Morini, que é auditor de controle externo da Corte, também estava presente.

Ao iniciar o debate, o conselheiro presidente do TCM-SP, Eduardo Tuma, e os demais que compuseram a mesa – conselheiro Valter Albano (TCE-MT), Carlos Ranna (TCE-ES) e as conselheiras Naluh Gouveia (TCE-AC) e Soraia Thomaz Victor (TCE-CE) – se manifestaram sobre a importância desse trabalho pelo aprimoramento e fortalecimento dos Sistema de Controle Externo, com vistas à prestação de políticas públicas de qualidade para a sociedade.

Os cerca de 60 participantes foram divididos em quatro grupos temáticos para debater objetivos do Plano Estratégico da Atricon para os próximos seis anos, onde Adriana participou de um grupo e Morini, de outro. Entre os itens de discussão estiveram a integração do sistema de controle externo, a comunicação, a transparência, a governança e a gestão da Atricon, além do aprimoramento das atividades dos Tribunais de Contas.

Na oportunidade, a presidente do Ibraop agradeceu ao convite, enaltecendo o fato dos membros dos TCs permitirem a contribuição dos diversos atores do controle, como conselheiros substitutos, procuradores de contas e auditores, na construção do plano: “Trata-se de uma iniciativa bem inovadora e receptiva por parte dos conselheiros”, disse e continuou: “Agradeço imensamente à Atricon por ouvir nossas sugestões pela transparência ativa, pelo fortalecimento do corpo técnico e por reforçar, nos objetivos e iniciativas, a necessidade do acompanhamento concomitante e preventivo.

“Interagir diretamente com o corpo de conselheiros é sempre uma experiência agregadora e interessante. Validar objetivos e iniciativas para o Plano Estratégico da Atricon é um passo importante para a especificação das ações de auditoria de obras”, concluiu Morini.

Essa foi a última de três reuniões de debate das propostas e consolidação do novo Plano Estratégico da Atricon. As outras duas reuniões foram realizadas no Rio de Janeiro e em Brasília nos dias 5 e 21 de setembro. Os resultados alcançados serão submetidos à aprovação da Diretoria, antes da deliberação do documento final, que será feita entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, durante o III Congresso Internacional de Tribunais de Contas, em Fortaleza (CE).

Back to Top