Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Participantes do XX SINAOP assistiram à demonstração do uso da Modelagem de Informação da Construção

Destaques, Notícias

O executivo de Negócios da PARS (Produtos de Processamento de Dados), Rodrigues Lopes, abriu o sexto painel do XX SINAOP com a apresentação da palestra “Uso da tecnologia BIM para auditoria de obras públicas”, nesta quinta-feira (14). Moderado pelo auditor de controle externo Júlio Uchoa Cavalcanti Neto (TCE-PB), o painel tem o “Uso de Novas Tecnologias em Auditoria (ODS 9)” como tema central.

Apesar de ser um defensor de novas tecnologias, o palestrante enfatizou que utilizar um equipamento não é suficiente. “Tecnologias só funcionam com pessoas e processos. Nós, no contexto da gestão pública, precisamos ter um olhar mais atento para a manutenção desse tripé”.

O palestrante demonstrou, em vídeo, a utilização da metodologia BIM – a Modelagem de Informação da Construção – com o auxílio de um Laser Scanner. Nas imagens exibidas, o equipamento escaneou uma praça pública e criou um modelo virtual do espaço público, possibilitando análises geométricas e controles mais precisos em comparação aos processos manuais. “O BIM se adapta a toda e quaisquer necessidades, sejam elas das Prefeituras, dos Governos Estaduais ou Federais, além se integrarem com outras plataformas.

Lopes concluiu sua fala apresentando uma nova tecnologia, o OpenSpace, que gera modelos virtuais em tempo real a partir de imagens captadas por câmeras acopladas nos capacetes dos trabalhadores que circulam por uma obra. “Gosto da tecnologia, mas tenho muito respeito a boa e velha engenharia e arquitetura”, finalizou.

Rodrigues Lopes é engenheiro civil desde 2018, atuante e especialista nas áreas de Master BIM e em docência do Ensino Superior. É membro da Frente Parlamentar BIM do Brasil, profissional membro da Câmara Brasileira de BIM e diretor da Empresa RBIM especializada em consultorias e implantações BIM a níveis governamentais e privados.

Back to Top