Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Daniel Brandão apresentou exemplos de utilização dos medidores de densidade durante o XX SINAOP

Destaques, Notícias

“Utilização de Medidores de Densidade Não Nucleares – os Density Gauge – em Auditorias de obras de Terraplenagem e Pavimentação” foi o tema da palestra ministrada pelo assessor do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, com Daniel Brandão, durante o XX SINAOP. Além de o responsável técnico pelo Laboratório de Análise de Solos e Misturas Asfálticas da Corte Goiana, ele é membro do grupo de trabalho de Obras Rodoviárias do Ibraop.

Daniel iniciou sua fala apresentando os tipos de medidores de densidade, os densímetros, que estão disponíveis no mercado. “Densímetros não-nucleares é uma tecnologia não-destrutível. Ao difundir essa metodologia e incorporar novas tecnologias, as auditorias deixam os ensaios artesanais para implementar tecnologias que entreguem resultados com mais qualidade e menos erros “, disse.

Ele fez uma revisão das normas disponíveis para esse e tipo de equipamento, tais como as das ASTM, AASHTO, DNIT, ABNT e do Ibraop. O Procedimento de Obras Rodoviárias do Instituto – o PROC–IBR–ROD 103/2021 – trata de Análise das Densidades Aparentes de Camadas de Concretos Asfálticos para Fins de Auditoria.

Clique AQUI e confira a íntegra da apresentação!

As vantagens e desvantagens do uso dos medidores de densidade também foram citadas pelo palestrante. Entre as vantagens estão as já mencionadas, como agilidade, eficiência e o fato de ser um método não-destrutivo, e a possibilidade de se realizar amostragens maiores e de se utilizar os resultados para correlações e calibrações do equipamento. O alto custo do equipamento e de sua manutenção e calibração são algumas desvantagens.

A palestra foi finalizada com a apresentação de um estudo de caso sobre a “análise comparativa dos métodos do frasco de areia e do soil density gauge para determinação do fator de contração”, artigo científico utilizado como Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Controle Externo e Auditoria em Obras Públicas, feita por Daniel Brandão.

Ele é formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-GO) no curso superior de Tecnologia em Infraestrutura de Vias e especialista em Controle Externo e Auditoria em Obras Públicas pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Back to Top