Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Presidente e Diretora do Ibraop são coautoras de livro que será lançado no dia 25 de maio

Destaques, Notícias

O livro “Mulheres no Controle Externo: uma homenagem ao centenário de Lindalva Torquato Fernandes” – que conta com a colaboração da presidente, Adriana Portugal, e da diretora de Comunicação do Ibraop, Narda Consuelo Vitório Neiva Silva – será lançado às 17h do dia 25 de maio, na sede do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN), em Natal (RN). Ao todo, 16 mulheres assinam a obra escrita em memória a primeira mulher a exercer o cargo de “ministra de contas” no Brasil.

Todos os capítulos foram escritos por mulheres que atuam no controle externo do país: conselheiras, conselheiras substitutas, juízas, procuradoras, auditoras, analistas, técnicas e auxiliares. Segundo as organizadoras da obra – a conselheira substituta Ana Cristina Moraes Warpechowski (TCE-RN), a juíza Adriana Magalhães (TRE-RN) e a professora Andressa Guimarães Torquato-Fernandes (UFF/USP) – essas contribuições “revelam a excelência e a competência técnica, não apenas das autoras, mas de todas as mulheres que desempenham essas atividades”.

SOBRE LINDALVA – Antes de ocupar o cargo de “ministra de contas” em 1961, que posteriormente seria denominado “conselheira”, Lindalva Torquato Fernandes foi deputada estadual eleita pelo voto popular, para a legislatura de 1955 a 1959, sendo a segunda mulher na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Lindalva também marca a história dos Tribunais de Contas. Somente em 1987, o TCU deu posse a primeira magistrada de Contas, ministra Élvia Lordello Castello Branco, aposentada do cargo em 1995. Ana Arraes foi a segunda mulher a assumir o cargo de ministra no TCU, de 2011 a 2022.

Back to Top