Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Coordenadores de grupos temáticos do Ibraop organizam agenda de trabalho

Destaques, galeria_reunioes, Notícias

Os coordenadores dos grupos de trabalhos temáticos do Ibraop se reuniram, na tarde desta quarta-feira (15), para organizar agenda de reuniões, atividades e planos de ação para o ano de 2023. Ao todo, oito áreas e/ou frentes de atuação em auditoria de obras públicas estão sendo estudadas pelo Ibraop: Manual de Auditoria (Procedimentos Gerais), Obras Rodoviárias, Saneamento Básico, Planilha de Preços (RSD), Painel de Obras Pública, Reequilíbrio Econômico-Financeiro, Impactos Socioambientais e Notas Técnicas.

Essa primeira reunião de coordenadores de grupos temáticos, segundo explicação da presidente do Ibraop, foi necessária para organizar o fluxo de trabalho. “Precisamos inicialmente, revisitar os atos anteriores para definir os integrantes que atualmente compõem o grupo e, a partir daí, propor uma agenda de reuniões – presenciais e virtuais”, disse Adriana Portugal. “A medida que as ferramentas, procedimentos e orientações técnicas forem sendo finalizadas, a ideia é divulgar e dar visibilidade aos Tribunais de Contas da evolução desse trabalho”, concluiu.

SAIBA MAIS – Cada grupo estuda um assunto específico para o alcance de um objetivo final. Os GTs de “Manual de Auditoria (Procedimentos Gerais)”, “Obras Rodoviárias” e “Saneamento Básico”, coordenados pelos auditores Anderson Rolim (TCE-ES), Emerson Campos (TCE-MT) e Valéria Gonzaga (TCE-MG), estão revisando e atualizando o conteúdo de procedimentos de auditoria vigentes.

Os grupos coordenados por Alysson Mattje (TCE-SC) e Guilherme Bride Fernandes (TCE-ES) estão trabalhando na construção de duas ferramentas de trabalho: o primeiro, é uma planilha para a composição e verificação do preço total do serviço de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares (RSD) e, o segundo, um software de reúne informações de obras públicas paradas ou em andamento em todo o país – o Painel Nacional de Obras Públicas.

Os GTs coordenados por Fabrício Magalhães (TCU) e Aristóteles Sampaio Costa (TCE-RR) estão encarregados, respectivamente, de elaborar uma orientação técnica sobre reequilíbrio econômico-financeiro de contratos firmados com a administração pública e, em parceria com a Transparência Internacional – Brasil, de elaborar procedimentos para o controle dos riscos e impactos socioambientais em obras de infraestrutura. O auditor federal Rafael Di Bello (TCU) e seu grupo estudam temas relevantes e atuais para a edição de novas Notas Técnicas do Ibraop.

Back to Top