Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop participa de seminário “Contas Públicas e Temas Sensíveis” para jornalistas

Destaques, Notícias

O diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Pedro Paulo Piovesan de Farias, participou do segundo encontro do seminário “Contas Públicas e Temas Sensíveis”, nesta terça-feira (8). Direcionado para jornalistas, estudantes de jornalismo e profissionais de comunicação do poder público, o evento virtual buscou aproximar o cidadão e o jornalista do acompanhamento do uso dos recursos públicos e sua respectiva fiscalização.

De acordo com o diretor do Ibraop, esse seminário reacendeu a discussão sobre obras paralisadas, tema recorrente desde o século passado. Pedro Paulo destacou que “o grande número de obras paralisadas não é um problema em si mesmo, mas o resultado mais grave do descaso às boas técnicas de engenharia, por parte do poder público”. 

“Não há nada de novo quanto ao assunto, desde 1995. Mas o Ibraop vem buscando, junto às autoridades, estimular a implantação de um sistema centralizado de controle de obras públicas, lastreado em identificador único para cada obra, bem como readequação as áreas técnicas de engenharia nos órgãos responsáveis por obras públicas”, disse.

Confira AQUI todo o material apresentado pelo diretor do Ibraop no evento!

Além de Pedro Paulo, participaram do debate o presidente da Audicon e ministro substituto do TCU, Marcos Bemquerer; o presidente da ANJ, o jornalista Marcelo Rech; o coordenador geral de Controle Externo de Infraestrutura do TCU, Nicola Khoury; e o coordenador do Núcleo de Acompanhamento e Execução Contratual do TCE-SP, Ernesto Ermida Romero.

O EVENTO – O seminário “Contas Públicas e Temas Sensíveis” é uma iniciativa da campanha “Contas Públicas são da Nossa Conta”, idealizada pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), com o apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ). 

Conta, ainda, com a participação de diversas entidades do controle externo e social, como a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas da União (TCU), entre outras.

Trata-se de um ciclo de palestras interativas, em um ambiente digital fechado e controlado, que gera conhecimento e compreensão sobre os processos da administração pública, dentro do ponto de vista da probidade ou da improbidade. Este foi segundo de três encontros virtuais. O primeiro, realizado no dia 31 de agosto, falou sobre “Contas Públicas da Saúde Durante Covid-19”. O último está marcado para 14 de setembro, terá a “Fiscalização do Uso de Verbas e Cargos Parlamentares” como tema.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top