
Análise da Conformidade Qualitativa de Camadas de Concretos Asfálticos. É esse o tema do procedimento nº 112/2019 em que o grupo técnico do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), responsável pela elaboração dos procedimentos de auditoria relativa a obras rodoviárias, está trabalhando. Os auditores estiveram reunidos entre os dias 7 e 9 de outubro, em Brasília (DF).
De acordo com a diretora de comunicação do Ibraop, Adriana Portugal (TCDF), que coordena as reuniões do grupo, esse é o último procedimento a ser concluído no tocante ao revestimento asfáltico dos pavimentos. “Conseguimos cumprir o cronograma de trabalho, tendo em vista que esta é a última vez que nos reunimos neste ano”, informou.
O procedimento nº. 109/2019 – relativo aos parâmetros das camadas de concreto asfáltico – foi concluído em fevereiro. O de nº. 107, que analisa a confiabilidade do traço apresentado para as camadas de concretos asfálticos, e de nº. 116/2019, que analisa a confiabilidade do controle tecnológico, também já estão finalizados, assim como o de nº. 115/2019, que trata do levantamento visual de defeitos sobre a camada asfáltica.
Além de Adriana Cuoco Portugal (TCDF), o grupo é formado pelos auditores Antônio Alves Ferreira Júnior (TCE-CE), Emerson Augusto de Campos (TCE-MT), Aristóteles Sampaio Costa (TCE-RR), Tobias Pereira (TCE-PE), Lais Carvalho (TCDF), Mário Jorge Andrade da Cunha (TCE-RJ), Ricardo Souza Lobo e Daniel Menezes Brandão (TCE-GO).
As reuniões do grupo já estão pré- agendadas para 2020, quando serão elaborados procedimentos para a auditoria dos demais componentes do pavimento.