Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

O USO DE BUSINESSS INTELLIGENCE FOI DEFENDIDO EM ARTIGO TÉCNICO APRESENTADO DURANTE O XVIII SINAOP

Destaques, Notícias, XVIIISinaop

 

A apresentação de artigos técnicos sobre casos especiais de auditoria foi iniciada no final da tarde desta terça-feira, dia 6, pelo auditor do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), Aristóteles Sampaio Costa. No estudo, ele defende o uso do Business Intelligence (BI) na análise da cronologia de pagamentos e do superfaturamento em obras de linhas de transmissão.

Segundo Costa, seu trabalho aborda dois temas intrigantes em auditoria de obras públicas. O primeiro é o cumprimento da cronologia de pagamentos, apresentada como limitação de auditoria em face das inúmeras barreiras existentes. O segundo tema trata da análise do superfaturamento decorrente de preços superiores aos praticados pelo mercado utilizando como parâmetros de preço as notas fiscais de aquisição dos materiais ou equipamentos.

“Em ambos os casos foi utilizado o Business Intelligence – BI para análise dos dados orçamentários, financeiros e fiscais em auditoria de obras de linhas de transmissão, eliminando as limitações e obtendo resultados satisfatórios num curto espaço de tempo, otimizando assim recursos humanos e financeiros”, explicou.

Aristóteles Sampaio Costa observou, ainda, que “a utilização do BI para análise de dados mostrou-se uma poderosa ferramenta para verificação do cumprimento da cronologia de pagamentos, assim como, na obtenção de evidências técnicas robustas para análise do superfaturamento de obras públicas”.

“Vale destacar que a aplicação do BI pode ser realizada em qualquer objeto contratado, citando como exemplo, o exame das licitações referentes à aquisição de medicamentos, que originou parte do presente trabalho. Indico o uso dessa ferramenta, que permite o cruzamento dos dados, análises, definição de pontos de controle pela auditoria e geração de relatórios sistematizados”, concluiu.

XVIII SINAOP – Com o tema “Obras Públicas: Planejamento, Controle e Efetividade”, o XVIII SINAOP tem como objetivo o aprimoramento da técnica dos profissionais e o aperfeiçoamento dos procedimentos de auditoria e de execução e fiscalização de obras e serviços de engenharia. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o evento conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Paraíba (SEBRAE-PB).

You must be logged in to post a comment.

Back to Top