Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

REPRESENTANTES DO CONFEA E CNJ MINISTRAM PALESTRAS MAGNAS NO XVIII SINAOP

Destaques, Notícias, XVIIISinaop

Duas palestras magnas foram ministradas após a abertura oficial do XVIII Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas | SINAOP, na noite desta segunda-feira, dia 5: “Fiscalização e Ética”, do representante do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o engenheiro agrônomono Luiz Antonio Rossafa; e “Uma visão judicial sobre obras públicas”, da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargadora Maria Iracema Martins do Vale.

Rossafa abriu sua apresentação explicando a composição do Sistema Confea/CREAs e Mútua e defendendo a verificação e a fiscalização do exercício e das atividades dos engenheiros e agrônomos em todo o país. “Existe uma diferença entre temperamento, caráter e ética. Esse último trata da prática sistemática de valores morais – que é o que dignifica o exercício de uma profissão”, explicou.

Coube à conselheira do Conselho Nacional de Justiça, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, apresentar a conferência “Uma visão judicial sobre obras públicas”. Em sua fala, citou a recente criação de um comitê formado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelos Tribunais de Contas da União (TCU), dos Estados e dos Municípios, com o objetivo de destravar obras públicas paralisadas no Brasil.

“Trata-se da integração do Poder Judiciário aos Tribunais de Contas na análise de projetos e obras paralisadas. Os focos de atuação serão infraestrutura, educação, saúde e segurança pública”disse a desembargadora, enaltecendo a importância desse espaço de diálogo e de construção de soluções para o desenvolvimento do país.

As atividades desse primeiro dia de evento foram encerradas com a apresentação cultural do Coral do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. A programação técnica do XVIII SINAOP segue nesta terça-feira, dia 6, a partir das 9h, com palestras e minicursos.

XVIII SINAOP – Com o tema “Obras Públicas: Planejamento, Controle e Efetividade”, o XVIII SINAOP tem como objetivo o aprimoramento da técnica dos profissionais e o aperfeiçoamento dos procedimentos de auditoria e de execução e fiscalização de obras e serviços de engenharia. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o evento conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Paraíba (SEBRAE-PB).

You must be logged in to post a comment.

Back to Top