Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Encontro de TCs em Moçambique contempla visita a uma grande obra

Destaques, Notícias

MAPUTO_VISITA OBRA (3)O 1º Seminário Internacional sobre Auditoria de Obras Públicas, realizado em Moçambique, na África, terminou ontem (31/mai) com visitas à obra de construção da ponte que liga a capital Maputo ao distrito de Katembe, sobre o Golfo de Maputo, e ao laboratório de análise de solos do Tribunal Administrativo de Moçambique realizador do evento.

 

O projeto da ponte, lançado em setembro de 2012 e com previsão de entrega até o final deste mês, inclui 187 quilômetros de rodovia que liga Maputo à fronteira com a África do Sul, e outros 63 quilômetros de vias de ligação, bem como cinco pontes e três viadutos.

 

Os participantes do seminário foram recebidos na obra pela equipe de engenheiros responsáveis pela execução e controle de qualidade. Conforme explicou o engenheiro Basílio Nzunga, trata-se da maior ponte suspensa do continente africano, levando em consideração a distância entre as duas principais torres, que chega a 680 metros de vão livre. No total, a MAPUTO_VISITA OBRA (2)ponte tem 3 mil metros de comprimento.

O custo da obra foi de aproximadamente 726 milhões de dólares, dos quais 85% provém de financiamento do Banco Exim Chinês. A execução está a cargo da empresa China Road and Bridge Corporation.

 

O Seminário Internacional, correalizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras (Ibraop) e pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (Gesellschaft für International Zusammenarbeit (GIZ), de 29 a 31 de maio, teve a participação de representantes de cinco estados brasileiros, além do país sede, Angola, África do Sul, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe e das entidades Países Africanos de Língua Portuguesa (Palop), da Associação Africana de Instituições de Controle (Afrosai-E), que reúne os países africanas de língua inglesa, mais Moçambique e Angola.

 

MAPUTO_VISITA OBRA (1)O Ibraop foi representado pelo presidente Pedro Jorge Rocha de Oliveira (TCE-SC), pelo diretor Pedro Paulo Piovesan de Farias (TCE-PR), pela diretora Administrativa, Adriana Cuoco Portugal (TC-DF), pelo diretor Técnico, Anderson Uliana Rolin (TCE-ES) pelo diretor Financeiro, Alysson Mattje, e pelo diretor Administrativo Adjunto, Alexandre Pedrosa Pinheiro (TC-DF).

FONTE: Texto e fotos de Alexandre Asfaix de Assis (Ascom TCE-GO)

You must be logged in to post a comment.

Back to Top