Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) foi convidado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) a aderir ao “Portal de Cursos” – um plataforma hospedada no site do Instituto Rui Barbosa (IRB), que disponibiliza cursos, treinamentos e capacitações virtuais e gratuitas para observadores públicos, conselheiros de políticas públicas e servidores públicos. 

De acordo com a ENCCLA, os cursos serão voltados às áreas de saúde, educação, obras, contratos e licitações, prevenção, integridade e transparência. “Além de beneficiar a sociedade com uma melhor preparação de servidores públicos, observadores públicos, conselheiros de políticas públicas e público em geral, {o Portal de Cursos] possibilitará a economia de tempo e recursos por parte dos órgãos públicos, evitando gastos com a elaboração de capacitações/treinamentos já existentes”, explicou.

O Termo de Adesão foi assinado pelo presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim, e enviado no último dia 5 de junho. Na ocasião, agradeceu pelo convite e destacou se tratar de uma “elogiável iniciativa”.

Constituído por profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia que exercem atividades relacionadas à auditoria de obras públicas, o Ibraop produziu inúmeros materiais de conteúdo técnico – tais como notas, orientações e procedimentos de auditoria. Realizou, ainda, diversos encontros e simpósios nacionais para debater o tema.

ENCCLA – Instituída em 2003, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a ENCCLA é a principal rede de articulação para o arranjo, discussões e formulação de políticas públicas e soluções voltadas à prevenção e  combate dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. É formada por cerca de 90 entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Ministérios Públicos e associações civis que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, todos somando conhecimentos em prol do Estado brasileiro.

IRB – O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas fundada em 1973 pelos Tribunais de Contas do Brasil, sem fins lucrativos, de caráter nacional, tendo, entre suas finalidades, realizar capacitações, seminários, encontros e debates, com foco em aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas do país.

You must be logged in to post a comment.

Back to Top