Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Polícia Federal apresenta as funcionalidades da Rede Brasil Mais ao GT de Rodovias do Ibraop

Destaques, Notícias

As funcionalidades da Rede Brasil Mais para uso no controle externo foram apresentadas pelo perito criminal federal Victor Cunha aos membros do Grupo de Trabalho de Obras Rodoviárias e Vias Públicas do Ibraop na tarde desta sexta-feira (14). Desde o dia 12, o grupo está reunido no Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal, em Brasília (DF).

A Rede Brasil Mais – ou RedeMAIS – é uma rede colaborativa que faz parte do Programa Brasil M.A.I.S, que significa Meio Ambiente Integrado e Seguro, uma iniciativa estratégica do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Seu principal objetivo é aprimorar perícias, investigações e operações de segurança pública e combate a crimes, incluindo os ambientais, por meio do compartilhamento e uso de imagens diárias de satélite de alta resolução.

De acordo com a assessora técnica Claudeny Simone Alves de Santana (TCE-MS), o perito da Polícia Federal explicou a estrutura da rede de imagens satélites e os ensinou a aderir e acessar o sistema. “Ele tirou nossas dúvidas e, ao final, comentamos sobre um case de auditoria do TCU que aplicou as imagens de satélite da Rede Mais Brasil para fiscalizar um serviço de pavimentação de vias urbanas”, informou.

Ainda de acordo com Vitor Cunha, a Rede Brasil Mais integra mais de 500 instituições públicas federais e estaduais, como polícias militares, civis, corpos de bombeiros e órgãos de perícia, que podem acessar a tecnologia gratuitamente, mediante termo de adesão. Pouco mais de 15 Tribunais de Contas já estão cadastrados para ter acesso às imagens de satélite, incluindo TCDF, TCE-MS e TCE-PI, por exemplo.

O Ibraop, já em 2023, divulgou as funcionalidades da ferramenta e palestra ministrada durante a realização do XX SINAOP, em Bento Gonçalves (RS). Todas as apresentações desse evento estão disponíveis AQUI!

Back to Top