Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Peritos criminais apresentam estudo preliminar aos membros do GT de Rodovias do Ibraop

Destaques, Notícias

Os engenheiros e peritos criminais federais Alan de Oliveira Lopes e Victor Pozzi Zoch apresentaram, nesta quinta-feira (13) um estudo preliminar, entitulado “Modelagem de BDI para Obras de Pequeno Porte”, aos membros do Grupo de Trabalho de Obras Rodoviárias e Vias Públicas do Ibraop. A apresentação se deu por ocasião da realização de reunião presencial do grupo no Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal, em Brasília (DF).

A modelagem de BDI – Benefícios e Despesas Indiretas – é o processo de calcular o percentual que, aplicado sobre o custo direto de uma obra ou serviço de engenharia, resulta no preço de venda, cobrindo despesas indiretas, riscos, garantias, custos financeiros, tributos e lucro.

A apresentação do objeto, formato e fundamentação técnica da pesquisa se deu para a coleta das opiniões profissionais dos colegas sobre a o andamento do trabalho.

“A Polícia Federal faz um trabalho inovador de investigação criminal em obras públicas e, ainda assim buscou nossa contribuição. Ficamos felizes em colaborar e tê-los como parceiros e amigos”, observou a presidente do Ibraop, Adriana Portugal.

Back to Top