O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) realizou uma visita técnica e institucional ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). O vice-presidente Guilherme Bride Fernandes (TCE-ES), acompanhado do diretor de Planejamento do Ibraop, Bartolomeu Barros Lordelo Jr (TCM-BA), foram recebidos pelo conselheiro presidente Marcus Presidio, nesta segunda-feira (3).

Na ocasião, ambos agradeceram o apoio contínuo da Corte de Contas Baiana às ações do Ibraop, voltadas ao aprimoramento da auditoria de obras públicas, por meio da troca de experiências e da padronização de procedimentos e entendimentos técnicos.
“Viemos agradecer o apoio do TCE-BA, além de prestar contas sobre as últimas produções técnicas que desenvolvemos”, disse Guilherme, que aproveitou a oportunidade para convidar o conselheiro presidente e seus pares para o Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP 2026. “O evento será realizado nos dias 8, 9 e 10 de junho, em Curitiba”, reiterou.
O presidente do TCE-BA ressaltou a relevância da parceria com entidades especializadas. “O intercâmbio técnico é essencial para o aprimoramento das nossas metodologias de auditoria e para a consolidação de um controle externo mais eficiente e alinhado às melhores práticas nacionais”, afirmou o conselheiro Marcus Presidio.
O coordenador de controle externo, Bruno Ventim, e o gerente de Auditoria do TCE-BA, Heinz Ruther, que é membro do Conselho Deliberativo do Ibraop, também participaram da reunião, que foi encerrada após serem discutidas possibilidades de cooperação técnica, a realização de capacitações conjuntas e a participação em grupos de trabalho e eventos técnicos.
Por ocasião da visita institucional, os representantes do Ibraop ainda visitaram o setor de engenharia do TCE da Bahia e promoveram um bate-papo com toda a equipe. Eles apresentaram o Instituto, suas principais ações e em que esse trabalho pode auxiliá-los no aprimoramento das auditorias de obras.
FONTE: Notícia da Ascom do TCE-BA