O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) realizou visita técnica ao Tribunais de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) nesta segunda-feira, dia 13 de outubro. A presidente, Adriana Portugal, estava na cidade em razão de participação no Fórum “Mutações no Direito Público e Impactos na Atuação do Controle Externo”, realizado no auditório da sede da Corte de Contas do Rio de Janeiro.
Adriana e o auditor de controle externo Ronan Alves Costa, servidor da casa e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Ibraop, foram recebidos pelo conselheiro presidente Márcio Pacheco, em seu gabinete. As atividades desenvolvidas pelo Instituto, com vistas ao aprimoramento da auditoria de obras públicas no país, foram um dos assuntos debatidos durante a reunião.
Na ocasião, eles explicaram que a produção dos materiais técnicos do Instituto – tais como os procedimentos de auditoria e as orientações e notas técnicas – depende do apoio dos Tribunais de Contas, uma vez que dependem da colaboração dos auditores de todo o país. “Por isso aproveitamos a oportunidade para agradecer o apoio do TCE do Rio de Janeiro, que gentilmente sede seus servidores para participar das nossas reuniões de trabalho e eventos”, reiterou a presidente do Ibraop.
A reunião foi encerrada com um convite: “Queremos convidar o senhor e toda equipe de engenheiros e arquitetos do TCE-RJ para o Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP 2026”. Ainda em fase de planejamento, o evento está sendo organizado pelo Ibraop, em parceria com o TCE do Paraná. Ele será realizado em Curitiba, no mês de junho do ano que vem, e terá inovações e inteligência artificial com tema central.