Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Três artigos técnicos relacionados ao tema central do evento – “Infraestrutura para um Brasil Sustentável e Integrado” – foram apresentados, na tarde desta terça-feira (19), durante a realização do XXI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (SINAOP). As palestras foram moderadas pelo diretor Administrativo Adjunto do Ibraop, o auditor de controle externo Paulo Augusto Daschevi (TCE-PR).

“Estudo de Impacto Ambiental em Infraestruturas Viárias: Aplicação da ACV em Diferentes Tipos de Superestrutura de Pontes” foi o tema do artigo do doutorando e mestre em Engenharia Civil, o auditor de controle externo Dayvson Almeida (TCE-AM). Ele iniciou sua apresentação falando das condições precárias das rodovias e pontes do Brasil. O objetivo do seu estudo é identificar os potenciais impactos ambientais, por meio da metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida, para apoiar a tomada de decisões sustentáveis na fase de projeto de infraestruturas viárias.

Confira AQUI a conclusão desse trabalho!

Já a doutoranda de Engenharia de Transportes e mestra em Ciências de Engenharia e Infraestrutura de Transporte, Claudeny Simone Alves Santana, apresentou o artigo técnico “Análise de Emissões de Gases de Efeito Estufa considerando o Serviço de Pavimentação em Via Urbana”.

O estudo dela buscou compreender a quantidade de gases de efeito estufa emitida durante a construção de pavimentos flexíveis compostos por concreto asfáltico. “Para tanto, analisamos diferentes tipos de solo utilizados em sua estrutura, adotando o sistema ‘Cradle to Laid’ preconizado pela norma EN 15978:2011”, disse, informando que a pesquisa considerou desde a extração das matérias-primas até a conclusão da obra.

O estudo concluiu que as fases de produção de materiais e usinagem são as maiores responsáveis por emissão de gases de efeito estufa, sendo que os solos com menor resistência estrutural geram maior emissão de CO2. “As fases de transporte, execução e acabamento demonstram menor impacto ambiental. Concluímos ainda, que o uso de gás natural ou energia solar nas usinas de asfalto são alternativas viáveis’, encerrou.

Clique AQUI para conferir a apresentação desse trabalho!

O auditor federal Edson Kurokawa apresentou um estudo de caso em que o TCU, em uma auditoria, analisou o orçamento e o projeto básico de uma obra ferroviária não iniciada. Trata-se da Ferrovia de Integração Centro Oeste – FICO (EF-354): uma ferrovia transversal brasileira em construção, com aproximadamente 1.641 quilômetros de extensão, em bitola larga, que irá interligar a Ferrovia Norte-Sul em Mara Rosa (GO), até Vilhena (RO) para o escoamento da produção de grãos da região Centro-Oeste.

“Fiscalizamos o trecho Mara Rosa [GO] e Água Boa [MT], utilizando nosso próprio sistema informatizado para avaliação do orçamento [SAO], geoprocessamento e imagens de satélite que é apoio ao controle externo”, informou. “Iniciamos a auditoria com zero padrões identificados e terminamos com a identificação e criação de 21 tipologias de potenciais irregularidades orçamentárias em obras ferroviárias”, disse o articulista ao concluir que a fiscalização cumpriu com seu objetivo.

Confira AQUI a íntegra da apresentação!

Back to Top