O livro comemorativo dos 25 anos do Instituto, intitulado “Contos Singulares da História do Ibraop”, foi lançado durante a programação do XXI SINAOP, na noite desta segunda-feira (18). Sob a moderação do diretor de Relações Institucionais do Ibraop, Rafael Di Bello (TCU), os principais autores da obra, os auditores de controle externo aposentados André Luiz Mendes (TCU), Pedro Jorge Rocha de Oliveira (TCE-SC) e Pedro Paulo Piovesan de Farias (TCE-PR), subiram ao palco para contar um pouco de como isso tudo começou.
Segundo André, eles foram convidados pela presidente, Adriana Portugal, a participar do ENAOP 2024 e, durante o evento, fez a proposta: “Ela disse: vamos escrever um livro de causos sobre a história do instituto? E, apesar de achar um plano audacioso, pelo curto espaço de tempo, aceitamos o desafio”.
Pedro Paulo disse que essa ideia já havia sido ventilada no passado, mas o livro (outrora idealizado) teria um formato mais formal: “Faríamos uma linha do tempo, registrando cada marco histório e cada conquista. Este formato atual é mais leve, agradável, com histórias engraçadas e inusitadas”.
“Eu espero que vocês gostem desse trabalho, pois ele foi feito com muita dedicação. Realmente houve muito empenho, especialmente dos meus colegas. É importante que as futuras gerações conheçam o início do instituto”, disse Pedro Jorge.
Entre um ou outro conto inusitado, de situações já vividas em Manaus, durante a organização do XXI SINAOP, o mediador e os autores fizeram a plateia rir diversas vezes. “Esse é um incentivo para que todos vocês leiam o livro e contribuam, quem sabe, com contos e croônicas para uma segunda edição”, brincou Di Bello.
Pedro Paulo encerrou o lançamento da obra dizendo o quão emocionante foi reviver tantas histórias. “Acho injusto dizer que nós três somos os autores. Essa história é nossa. É de todos vocês também”.
O livro “Contos Singulares da História do Ibraop” foi distribuído a todos os associados do Instituto, durante o coquetel de abertura do evento, que encerrou o primeiro dia do XXI SINAOP.
XXI SINAOP – O evento – que tem a “Infraestrutura para um Brasil Sustentável e Integrado” como tema central – reúne, a cada dois anos, centenas de auditores de controle externo, servidores e dirigentes dos Tribunais de Contas, e de diversos órgãos de controle, além de profissionais dos setores público e privado, que exerçam fiscalização, gestão ou execução de obras públicas dos Governos Federal, Estadual ou Municipal.
Organizado pelo Ibraop e pelo TCE-AM, o simpósio conta com o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC); e conta ainda com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).