Discutir soluções para os desafios globais e locais relacionados ao meio ambiente, à eficiência dos serviços públicos e ao fortalecimento da atuação dos órgãos de controle. Esse é o objetivo comum que reuniu diversas autoridades nacionais e internacionais no IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP).
Entre elas, a presidente do Ibraop, Adriana Portugal, que participou da solenidade de abertura compondo a mesa de honra, ao lado do presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes; da Presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins; do governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (UNIÃO) – anfitriões do congresso – e de dezenas de representantes das entidades do Sistema Controle Externo e dos patrocinadores do evento. Confira todos os nomes AQUI!

Ao falar em nome das entidades do Sistema, o presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, lembrou que os desafios contemporâneos, sociais, econômicos e ambientais exigem união, postura ética, técnica e colaborativa. “E é justamente essa convergência de saberes e experiência que confere ao congresso, sua relevância e seu prestígio internacional”, ressaltou.
A solenidade de abertura foi marcada pelo reconhecimento da cultura local, com a apresentação dos bumbás Garantido e Caprichoso, uma interpretação do Hino Nacional pelo artista Cleudilon Silveira, o “Passarinho da Amazônia” e o minuto de silêncio pelo recente falecimento do renomado fotógrafo Sebastião Salgado.
Na ocasião, também foram entregues homenagens às personalidades e autoridades que ajudaram a construir e fortalecer a atuação do controle externo, bem como assinado Acordo de Cooperação Técnica internacional entre o Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe e o IRB, visando o intercâmbio de tecnologia, troca de experiências e fortalecimento dos laços institucionais.
IX CICPP – O IX CICPP acontece entre os dias 26 e 29 de maio, com o tema “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”, destacando a importância da governança ambiental e da descentralização no contexto brasileiro, que neste ano sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30.
Confira a cobertura completa do congresso no Site do IRB!
Todas as fotos estão sendo disponibilizadas AQUI!