Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

O diretor Administrativo e de Comunicação do Ibraop, Fernando Celso Morini (TCM-SP), e três dos membros do grupo de trabalho responsável pelo estudo da Modelagem da Informação da Construção (BIM), Edson de Souza (TCE-PA), Neila Salete Bolzan e Jean Canezin (TCM-SP), participaram do BIM Fórum Conference Brasil 2025, realizado nos dias 21 e 22 de maio, em São Paulo.

 O evento reuniu representantes de órgãos da administração pública, incorporadores, investidores, empreiteiros, construtores, gerentes BIM e consultores, bem como todos os envolvidos na temática para debater o tema “Construção virtual, resultados reais”. O objetivo é promover discussões, trocas de experiências e apresentar de boas práticas, no contexto do BIM como metodologia de trabalho integrada.  

Para Fernando Morini, que inclusive coordena o GT BIM do Ibraop, ter participado do BIM Fórum Conference 2025 foi sensacional. “O evento trouxe um novo cenário para o centro das discussões, aproximando profissionais de toda a cadeia produtiva da construção e os maiores especialistas em BIM”, disse. 

GT BIM – No início desse ano, o GT BIM do Ibraop publicou a Nota Técnica nº 01/2025, o onde o instituto conceitua a Metodologia BIM e se manifesta acerca dos possíveis impactos nas auditorias de obras e serviços de engenharia e arquitetura realizadas pelos Tribunais de Contas.

Clique AQUI e acesse a íntegra da normativa!

O documento foi elaborado levando em consideração diversos fatores, entre eles o fato de que a Lei nº 14.133/2021 estabelece que a Modelagem da Informação da Construção (BIM) deverá ser preferencialmente adotada nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura. 

Destaca-se também a necessidade de proporcionar uma capacitação imediata, estruturada e continuada da metodologia BIM aos servidores da carreira de controle externo atuantes nas áreas de engenharia e de arquitetura.

Back to Top