O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), por meio do Ato Diex nº 07/2024, constituiu um grupo de trabalho para analisar e estudar a Plataforma BIM – Building Information Modeling – uma ferramenta que promete melhorar a eficiência, efetividade, transparência e precisão nas auditorias de projetos de construção.
De acordo com o Ato Diex nº 07/2024, a decisão de criar o GT considerou a necessidade de modernização e aprimoramento dos processos de fiscalização e auditoria de obras públicas e a importância de incorporar novas tecnologias. O grupo irá se reunir em ambiente virtual ou presencial, em datas a serem definidas, por convocação do coordenador ou pela Presidente do Ibraop.
Coordenado pelo diretor de Eventos do Ibraop, Fernando Morini (TCM-SP), a presidente do Ibraop, Adriana Portugal (TCDF), também irá colaborar com os trabalhos. O grupo é formado por outros auditores de controle externo de diversos Tribunais de Contas do Brasil. São eles Edson de Souza (TCE-PA), Daniel Pereira (TCE-AL), Raffael Barboza Nunes (TCE-ES), Lúcio Flávio L Batalha (TCE-PR), Neila Salete Bolzan (TCM-SP) e Cleiton Rocha de Matos (TCU).