Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Diretor do Ibraop será um dos palestrantes do Seminário “Resíduos Sólidos Urbanos”, em Florianópolis

Destaques, Notícias

O Diretor Administrativo Adjunto do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas,  o auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Fernando Celso Morini (TCM-SP), será um dos palestrantes do Seminário “Resíduos Sólidos Urbanos”, em Florianópolis. O evento – que está sendo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) – irá debater os desafios e as alternativas para a destinação final dos resíduos entre às 9h e 18h desta quinta-feira, dia 18 de agosto.

Morini será um dos debatedores do terceiro painel, que tem como tema “O novo marco legal do Saneamento – planejamento dos serviços públicos relacionados aos resíduos sólidos urbanos”. Marcado para iniciar às 14h, o debate inclui a participação de Luciana Cardoso Pilati Polli, Fabrício Soler Felsberg e Letícia Albuquerque, e será mediado por José Nei Alberton Ascari.

Ainda de acordo com Morini, sua apresentação defende a importância de o gestor público fazer a devida conexão entre a prestação dos serviços de tratamento de resíduos sólidos, drenagem urbana, esgotamento sanitário, fornecimento de água e o risco de enchentes.

“Irei também reforçar a importância da qualidade da mão de obra das Prefeituras, que deverão ter informações suficientes para melhor elaborar seus planejamentos, como a quantidade de resíduos que a cidade vai gerar e os dados geográficos e demográficos, por exemplo”, disse o diretor do Ibraop.

“É preciso, ainda, quantificar os riscos para incluí-los nesse planejamento. As próprias desestatizações são um risco inerente. O gestor  público e a sua equipe de técnicos precisam ter acesso às informações operacionais dessas parceiras publicas e/ou privadas para estudá-las e tirar conclusões”, explicou.

As inscrições para participar presencialmente do Seminário “Resíduos Sólidos Urbanos” estão abertas, mas são limitadas. No entanto, o evento será transmitido, ao vivo, pelo canal oficial do Youtube do TCE-SC. Confira a programação completa AQUI!

Back to Top