Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Estrutura da GIZ e Olacefs são apresentadas em palestra magna de abertura do XIX Sinaop

Destaques, Notícias

A palestra magna de abertura do XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop) foi apresentada, nesta segunda-feira (22), pelo diretor da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Erwin Ramirez. O evento é virtual e gratuito, com transmissão ao vivo até o dia 26, pelo canal do YouTube do Ibraop – www.youtube.com.br/ibraoptv!

Com o tema “Cooperação técnica no contexto de Prevenção e Combate à Corrupção: experiência da parceria Cooperação Alemã – Olacefs”, a fala do palestrante foi iniciada com a apresentação da estrutura da Agência Alemã. Segundo Erwin Ramirez, a empresa trabalha com mais de 22 mil funcionários, em cooperação com parceiros em aproximadamente 120 países, possuindo mais de 1500 projetos em andamento. “O foco principal do trabalho da GIZ é a sustentabilidade. Nesse sentido, temos buscado promover a responsabilidade social, o equilíbrio ecológico e a eficiência econômica no mundo. Na América latina, queremos aprimorar o meio ambiente, preservando o clima e promovendo a energia renovável”, explicou.

Ele apresentou o Plano Estratégico da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai) para o período de 2017-2022, contextualizando com as resoluções das Nações Unidas e demonstrando o papel dos Governos. Na sequência, explicou a estrutura da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs) e suas frentes de trabalho, entre elas os dois projetos regionais que dirige: “Fortalecimento do Controle Externo na Área Ambiental” e “Fortalecimento do Controle Externo para a Prevenção e Combate Eficaz da Corrupção”.

Em parceria com o Tribunal de Contas da União, a Olacefs atua no (1) Fortalecimento dos processos de auditorias do TCU & Olacefs com questões relevantes para o meio ambiente; (2) Fortalecimento dos mecanismos de cooperação entre as EFS membros da Olacefs e melhoria de seus serviços; (3) Fortalecimento da comunicação com as partes interessadas (internas e externas), no âmbito do TCU e de outras EFS membros da Olacefs.

São vários os resultados desse trabalho, entre eles o intercâmbio de experiências e conhecimentos e o desenvolvimento e/ou fortalecimento de modelos, metodologias e instrumentos inovadores. “Desenvolvemos capacidades dos auditores, com cursos e auditorias coordenadas. Promovemos o uso de geotecnologia aplicadas ao controle externo e fortalecemos a comunicação do valor e benefício das auditorias ambientais”, concluiu.

Erwin Alberto Ramírez Gutiérrez é graduado em Negócios Internacionais pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, onde também tem estudos de pós-graduação em Gestão Pública Aplicada. Tem ampla experiência em cooperação técnica no âmbito da Intosai, além de ter colaborado com a Presidência da Olacefs.

Assista AQUI ao vídeo de abertura do XIX Sinaop!

Back to Top