Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Presidentes de entidades parceiras participaram da abertura do XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas

Destaques, Notícias

Diversos presidentes de entidades parceiras do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e do Tribunal de Contas da União (TCU) participaram da solenidade de abertura do XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, na manhã desta segunda-feira (22). O evento, que tem como tema central “Obras Públicas: Novos Desafios”, segue até o dia 26. É gratuito e virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube www.youtube.com.br/ibraoptv.

Para o presidente da Associação Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, “fiscalizar um obra pública é mais que avaliar critérios de conformidade e legalidade: é um ação que engrandece os Tribunais de Contas e eleva a responsabilidade de auditorias especificas”. Segundo ele, ao propor um evento com “Obras Públicas: Novos Desafios” como tema central, o Ibraop certamente está estimando um cenário de grandes transformações.

“O mundo não é mais o mesmo. Além da pandemia, outros fatores influenciam essa necessidade de debater e de encontrar meios de superação dos imensos desafios que as instituições têm pela frente. […] O Sinaop é, portanto, instância de grande interesse para o debate e o compartilhamento de conhecimentos que resultarão na melhoria da capacidade das auditorias de obras públicas em responder satisfatoriamente a sociedade”, frisou.

Já o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Lelis Bonilha, parabenizou o Ibraop pela realização do XIX Sinaop em sua fala e disse: “É um importante parceiro do IRB na divulgação das NBASPs [Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público] e, de nossa parte, dos estudos e orientações técnicas que o Ibraop produz. A ligação que temos é fundamental para que o IRB também possa executar bem o seu papel no aperfeiçoamento do controle externo”.

A escolha dos temas a serem debatidos no XIX Sinaop foi elogiada pelos presidentes do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Joaquim de Castro, e da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), o auditor de Controle Externo Ismar Viana.

“Destaco a Nova Lei de Licitações, o Novo Marco Regulatório em Saneamento Básico e a implantação do Portal Nacional de Contratações Públicas. São temas novíssimos que irão agregar muito à atividade de controle externo. Por isso, parabenizo os organizadores pela disposição e determinação em promover debates de temas desafiadores para o momento atual”, disse Castro.

Viana, ao citar os mesmos temas, observou: “Nesse cenário, de novas legislações que ingressam no ordenamento jurídico, faz-se ainda mais necessária a capacitação dos auditores do controle externo que atuam nas auditoria de obras públicas. […] Eventos dessa natureza são bem-vindos e devem ser festejados por todos nós que integramos o controle”.

A produção de conteúdo técnico feita pelo Ibraop foi, por fim, enaltecida pelo presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), Amauri Perusso, em sua fala. As orientações técnicas, segundo ele, servem de caminho à realização do controle sobre obras públicas. “A Fenastc encontra parceria no Ibraop e nele identifica a defesa da  independência da função de auditoria, fundada na capacidade técnica e compromisso com a cidadania”, concluiu.

Assista AQUI ao vídeo de abertura do XIX Sinaop!

Back to Top