Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

O curso on-line “Controle Socioambiental de Infraestrutura”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e pela Transparência Internacional – Brasil (TI-Br), recebeu a nota 9,34 na avaliação de satisfação geral de seus participantes. Os alunos avaliaram o processo de inscrição com nota 9,5, a organização e moderação com 9,6, além do conteúdo das aulas ministradas, que obteve nota 9,4.

Essas notas refletem a avaliação do curso, que contou com o apoio da Fundação Moore e do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI). As sete aulas foram ministradas 100% on-line e ao vivo, entre os dias 4 e 7 de novembro.

Cento e noventa pessoas se inscreveram para participar, das quais 90 foram selecionadas e 47 responderam à pesquisa de satisfação. Entre os participantes, havia auditores dos Tribunais de Contas de Estados e Municípios, além de servidores de Controladorias Gerais da União, Estados e Municípios.

Clique AQUI e confira a íntegra do relatório!

Expectativas atendidas

Exatos 87,2% dos participantes afirmaram que a duração do curso foi suficiente para atender às suas expectativas de treinamento, e 91,5% consideraram ideal o tempo de cada aula. Quarenta e quatro vírgula sete por cento relataram que seu conhecimento sobre controle de aspectos socioambientais e transparência em infraestrutura aumentou “muito” devido ao curso, enquanto 46,8% mencionaram que o aumento foi “razoável”.

Cinquenta e um vírgula um por cento dos participantes acreditam que o curso contribuiu “razoavelmente” para sua capacidade de realizar ações de controle em obras de infraestrutura, enquanto 42,6% afirmaram que a contribuição foi “muito”.

Aplicação do conhecimento adquirido

O curso teve um impacto positivo na preparação e no conhecimento dos profissionais, a ponto de 24 dos 47 entrevistados indicarem que haverá inclusão de auditorias socioambientais no próximo Plano Anual de Auditorias do órgão em que atuam.

“A formação funcionou como um catalisador de conscientização e capacitação, fornecendo as ferramentas necessárias para que quase metade dos órgãos representados passasse a prever a inclusão de auditorias socioambientais em seus ciclos de trabalho futuros. Estamos felizes com o resultado”, afirmou a presidente do Ibraop, Adriana Portugal.

Back to Top