Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Setembro foi um mês de muita produção técnica no Ibraop!  

Dois novos procedimentos de auditoria foram lançados durante a participação do Ibraop no II Congresso Nacional de Saneamento dos TCs: o PROC-IBR-SAN-110, sobre Política e Governança, e o PROC-IBR-SAN-120, sobre Planejamento e Execução Orçamentária dos Serviços de Saneamento Básico. O evento foi realizado sede do TCE-RS, em Porto Alegre.

Outros dois grupos de trabalho do Instituto se reuniram presencialmente, também neste mês, para dar continuidade à elaboração de novos procedimentos de auditoria. 

O GT BIM está trabalhando na elaboração de duas normas: o PROC-IBR-BIM-100, que traz diretrizes gerais a serem observadas na implementação do BIM na Administração Pública; e o PROC-IBR-BIM-200, sobre verificação da conformidade da execução dos serviços de projeto de engenharia desenvolvidos em BIM. Eles se reuniram nos dias 11 e 12, em Brasília (DF).

Já o GT de Obras Rodoviárias elabora um procedimento específico de “Inspeção de Serviços de Terraplenagem para Fins de Auditoria”: o PROC–IBR–ROD-224. Eles se reuniram entre os dias 24 e 26 de setembro, no TCM-SP, em São Paulo.

As participações em eventos também foram profícuas: nossos diretores participaram da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), em Fortaleza; da solenidade de posse dos novos diretores da ANEEL, em Brasilia; e do 7º Encontro Técnico de Fiscalização em Concessões e PPPs, em Salvador.  

A presidente discursou na abertura do segundo encontro sobre “Tecnologia BIM aplicada à gestão pública da cidade de São Paulo”, em São Paulo. O nosso diretor Fernando Morini foi um dos debatedores. Na oportunidade, ela ainda ministrou aula aos alunos do Curso de Especialização em Engenharia Civil: Infraestrutura e Obras Públicas, da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP.

Por fim, o Instituto ainda publicou a Carta de Manaus – reafirmando seu compromisso com a construção de um país mais sustentável, resiliente e socialmente integrado – e comemorou o resultado da pesquisa de satisfação do XXI Sinaop, cuja organização geral agradou 92,8% dos participantes do evento.

Ah, uma novidade: o Ibraop e o TCE-PR iniciaram em setembro as primeiras tratativas para a realização do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas no ano que vem – o ENAOP 2026. Para tanto, a presidente Adriana Portugal e o diretor Financeiro do Ibraop, Alysson Mattje, foram a Curitiba para se reunir com o conselheiro presidente e sua equipe.

Mês que vem traremos mais novidades sobre isso, até lá!

Mês que vem traremos mais novidades, até lá!

Back to Top