Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

O que é o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop)? Quando foi criado e com que objetivo? De que forma os materiais técnicos elaborados pelo Instituto auxiliam não só o controle externo exercido pelos Tribunais de Contas, mas também o trabalho cotidiano de gestores e fiscais de obras públicas? E como o aprimoramento da auditoria beneficia diretamente a sociedade?

Essas e outras questões foram abordadas em aula ministrada pela presidente do Ibraop, a auditora de controle externo Adriana Portugal (TCDF), nesta quinta-feira (25), aos alunos do Curso de Especialização em Engenharia Civil: Infraestrutura e Obras Públicas, da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas “Conselheiro Eurípedes Sales” do TCMSP.

Adriana explicou que o Ibraop é uma sociedade civil sem fins econômicos e de âmbito nacional, criada há 25 anos para congregar profissionais que atuam no controle de obras públicas, especialmente engenheiros e arquitetos ligados aos Tribunais de Contas.

Segundo ela, o Instituto já produziu dezenas de materiais técnicos — como procedimentos de auditoria, notas e orientações — que servem de referência tanto para auditores dos Tribunais de Contas quanto para gestores e fiscais de obras, contribuindo para que as contratações sejam mais bem planejadas e executadas.

“Somos auditores em nossos Tribunais de Contas, mas voluntários no Ibraop. Acreditamos que, ao compartilhar conhecimento e experiência, induzimos o aumento do padrão técnico e legal das obras públicas. A ideia é potencializar o alcance de cidades melhor planejadas, rodovias conservadas, hospitais e escolas funcionais. Esse é o nosso maior retorno”, destacou.

PARCERIA – O Ibraop e a Escola de Contas e Gestão do TCMSP mantêm parceria já consolidada. O Instituto colaborou na elaboração da grade curricular do curso de especialização e disponibilizou diretores para ministrar aulas. A Escola, por sua vez, tem cedido espaço para reuniões presenciais de grupos de trabalho do Ibraop, como o GT BIM e o GT Rodovias.

Back to Top