Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Abrindo a programação do terceiro dia do XXI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (SINAOP), o painel técnico sobre obras rodoviárias apresentou experiências inovadoras dos Tribunais de Contas do Ceará (TCE-CE) e de Goiás (TCE-GO), que vêm incorporando soluções baseadas em inteligência artificial (IA) para aprimorar a fiscalização da malha viária. O debate contou com as apresentações do auditor Antônio Ferreira Júnior (TCE-CE) e do assessor Daniel Menezes Brandão (TCE-GO), reunindo práticas de baixo custo e alta tecnologia que têm potencial de ampliar o controle externo e fortalecer a participação cidadã.

Ferramenta cearense usa IA e celular para detectar defeitos em estradas

Antônio Ferreira Júnior apresentou a experiência do Tribunal de Contas do Estado do Ceará com o desenvolvimento do sistema MIDR/HORUS, fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), no âmbito do programa “Cientista-Chefe”. A solução utiliza imagens captadas por smartphone e processadas com técnicas de deep learning para identificar automaticamente patologias como trincas, buracos e remendos em rodovias.

A ferramenta, que já alcança 74% de precisão, teve a patente registrada em junho de 2024 e está em processo de regulamentação para uso gratuito por outros órgãos de controle.

“Atualmente ele a ferramenta reconhece automaticamente defeitos do tipo trincas, remendos e panelas, ou buracos. O processo é esse: coleta de grande quantidade de imagens, processamento com deep learning e apresentação dos dados em mapas georreferenciados”, explicou Antônio.

Segundo o auditor, a estratégia de captação e rotulação das imagens foi adaptada para produzir imagens próprias, uma vez que os bancos de dados existentes não apresentavam imagens satisfatórias para treinamento da ferramenta de IA. A detecção de falhas de sinalização viária já está sendo incorporada na nova versão da solução.

Goiás aposta em inteligência artificial para ampliar alcance da fiscalização

Na sequência, Daniel Menezes Brandão compartilhou a trajetória do TCE-GO na modernização da fiscalização da malha rodoviária goiana. Desde 2020, o tribunal realiza inspeções físicas manuais com registro fotográfico, mas em 2024 deu início à implementação do projeto IAGO na Estrada, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

O sistema IAGO combina três módulos principais: aquisição de imagens, detecção de patologias e auditoria fomento do controle social. Utilizando sensores instalados em veículos e algoritmos de IA, a solução permite identificar anomalias como afundamentos, trincas e deslizamentos de forma automatizada e contínua.

Em fase piloto, o IAGO já percorreu 300 km de rodovias goianas para coleta de dados e treinamento dos modelos.

“A expectativa é que o cidadão consiga ter acesso a isso. Saber, por exemplo, se uma rodovia é boa ou tem buracos e precisa de atenção. Isso é controle social. Reduzimos custos, aumentamos a precisão e a frequência das fiscalizações”, destacou Daniel Brandão.

Segundo ele, o acesso público às informações viárias representa um avanço importante para a participação cidadã e reforça o papel ativo do Tribunal de Contas na vida da população.

“O cidadão pode consultar o site do tribunal antes de viajar e saber as condições da estrada. Isso mostra que o Tribunal está presente e atuante”, completou.

Texto: Flávia Rezende / TCE-AM

Foto: Thiago Fernandes

Back to Top