Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

O Controle Externo com foco na Auditoria Baseada em Riscos. Foi esse o tema do curso ministrado aos auditores de controle externo e assessores de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) pelo diretor de Relações Institucionais do Ibraop, o auditor federal Rafael Di Bello (TCU). A capacitação, organizada pela escola de Contas do TCE, ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de maio, em Boa Vista.

De acordo com Rafael Di Bello, toda auditoria deveria ser baseada em riscos: “É um tema super importante. Compartilhei algumas técnicas de auditoria com os colegas auditores, bem como as matrizes de planejamento, de mapeamento de riscos e controles – inerentes, de controle, residuais e de detecção, de achados e de responsabilização”, disse.

O foco do curso está na auditoria de conformidade, sem perder de vista as questões de relevância, materialidade, risco e oportunidade, que devem ser observadas pelos auditores, de acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público, as NBASP, que são traduzidas e adaptadas das normais internacionais da INTOSAI. 

Entre os 53 servidores do TCE-RR, que lotaram o auditório do Plenário da Corte de Contas Estadual, estava o diretor do Ibraop e auditor de controle externo Aristóteles Sampaio Costa que é membro da comissão de capacitação de cursos do controle externo e um dos organizadores do evento.

“Os auditores estavam bastante interessados no tema do curso. Esse aprendizado reforça o compromisso da gestão da Corte de Contas Roraimense com a excelência no controle externo e faz parte de um programa de treinamento e capacitação”, concluiu Aristóteles.

Confira todas as fotos AQUI!

Back to Top