Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Os membros do grupo de trabalho do Ibraop, responsável pela condução do Projeto de Uniformização de Procedimentos em Auditoria de Obras Rodoviárias e Vias Públicas, revisaram um procedimento de auditoria em reunião realizada na Escola do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), nos dias 19, 20 e 21 de março. 

Trata-se do PROC-IBR-ROD-218-2024, referente à Análise do Índice de Suporte Califórnia (ISC) e Expansão dos solos para fins de Auditoria de Serviços de Terraplanagem, e que estava aberto para consulta pública até meados de fevereiro. As sugestões de melhorias recebidas, segundo explicou o coordenador do grupo, o auditor de controle externo Emerson Augusto de Campos (TCE-MT), precisavam ser analisadas.

Ainda de acordo com ele, foram definidas algumas agendas essenciais para o ano de 2025 durante o encontro do grupo. “Também precisamos analisar as sugestões feitas ao PROC-IBR-ROD-217-2024 — referente à Determinação da Massa Específica Aparente Seca Máxima, Massa Específica Aparente Seca “in situ” e da Massa Específica Aparente Solta para fins de Auditoria de Terraplenagem —, atualizar os Procedimentos de Obras Rodoviárias que tratam de licitações e de camadas de concretos asfálticos, além de seguir com a elaboração dos Procedimentos de Serviços de Terraplenagem”, disse Emerson.

A definição das palestras que vão compor o terceiro painel temático do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o XXI SINAOP –  também foram abordadas em grupo, conforme informou a presidente do Ibraop, Adriana Portugal (TCDF). “Estamos prevendo a apresentação de três a quatro palestras com temas atuais”. O evento será realizado de 18 a 22 de agosto no TCE-AM, em Manaus. As inscrições serão abertas em breve.

Clique AQUI e conheça o hotsite do XXI Sinaop! 

Além de Emerson e Adriana, estavam presentes os auditores de controle externo Marcelo Santana e Renan Silva, do TCDF; Tule César Barcelos Maia, Ricardo Souza Lobo- e Daniel Menezes Brandão, do TCE-GO; Sidney Kelbby Caldas Leal e Brynner Brito, do TCE-PA; Lucas Eulálio Carvalho, do TCE-PI; Antônio Alves Ferreira Júnior, do TCE-CE; José Ribamar Maia Júnior, do TCE-TO; Tobias Azevedo da Costa Pereira, do TCE-PE; Rogério Minamisava Faria, TCE-RJ; Renato Nascimento Scarpati, do TCE-ES; e o perito da Polícia Federal Bruno Salgado Lima.

Back to Top