A história do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) teve início em 1996, durante a realização do primeiro Sinaop, em Brasília (DF), por iniciativa dos participantes do evento. O objetivo, naquela época, assim como hoje, é aprimorar a auditoria de obras públicas no Brasil.
Os avanços e conquistas nessa área, desde a fundação oficial do Ibraop, em 23 de novembro de 2000, até os dias atuais, são incontáveis. Afinal, o Instituto tornou-se uma referência quando o assunto é auditoria de obras públicas em todo o Sistema de Controle Externo do país.
O que podemos contar será registrado em um livro digital intitulado “Contos Singulares da História do Ibraop”, que reunirá dezenas de relatos, escritos por seus fundadores e associados. Esses relatos narrarão situações inusitadas, curiosas, engraçadas ou dramáticas vividas por aqueles que, de alguma forma, participaram da criação e do desenvolvimento do Instituto.
A publicação será lançada por ocasião do XXI Sinaop, que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de agosto, na sede do TCE-AM, em Manaus. E isso é apenas uma das ações em comemoração ao Jubileu de Prata do Ibraop.
Aguardem!