Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Presidente do Ibraop apresenta artigo técnico no 6º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas

Destaques, Notícias

A presidente do Ibraop, Adriana Portugal, enquanto auditora de controle externo do TCDF, apresentou o trabalho entitulado “Programa de drenagem urbana com uso de tunnel liner no Distrito Federal”, nesta terça-feira (11), aos participantes do 6º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas (6º CBT) e o Seminário Internacional “Latin American Tunneling Seminar” (LAT 2025).

Com o tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade por meio de Túneis e Estruturas Subterrâneas”, o evento reuniu grandes nomes da engenharia e inovação em infraestrutura subterrânea entre os dias 10 e 12 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

A programação do congresso foi extensa, com a apresentação concomitante de dezenas palestras (nacionais e internacionais), workshops, sessões técnicas e artigos técnicos (poster), como o de Adriana, também assinado por representantes da UnB. De acordo a presidente do Ibraop, o estudo foi motivado pela aumento da gravidade dos problemas relacionados à drenagem urbana no Brasil, como enchentes e alagamentos frequentes.

“Este artigo apresenta a implementação de um programa de drenagem urbana em três regiões críticas do Distrito Federal, utilizando a tecnologia Tunnel Liner”, explicou Adriana. O método, que consiste na instalação de galerias de reforço com revestimentos pré-fabricados, oferece maior resistência estrutural e reduz impactos ambientais e sociais.

“A proposta visa modernizar o sistema de captação de águas pluviais, ampliando sua capacidade hidráulica e solucionando limitações como sistemas operando no limite, enchentes recorrentes e alagamentos em vias públicas. Com diâmetros de 1200 a 3600 mm, os túneis foram projetados para minimizar interferências na infraestrutura existente, ampliando sua resiliência”, informou.

Como o 6º CBT destacou a inovação e a sustentabilidade nas obras subterrâneas, o programa apresentado ainda propõe uma harmonização paisagística, com a criação de parque urbano, ciclovias e melhorias no entorno. A abordagem alia inovação tecnológica, sustentabilidade e planejamento urbano, com impactos positivos na infraestrutura e na qualidade de vida da população. “O projeto Drenar DF não apenas resolve questões de infraestrutura, mas também contribui para o bem-estar da população e a conservação da identidade histórica e ambiental da cidade, reforçando a capacidade da cidade de enfrentar desafios futuros com maior resistência e sustentabilidade”, concluiu.

Clique AQUI para ler a íntegra do artigo e AQUI para ver a apresentação!

Back to Top