Procedimentos de Auditoria sobre Serviços de Saneamento Básico estão sendo finalizados por grupo de trabalho do Ibraop
Destaques, galeria_reunioes, NotíciasO grupo de trabalho do Ibraop, responsável pela elaboração dos cinco procedimentos de auditoria sobre os serviços de Saneamento Básico, está empenhado em finalizar os documentos. Diversas reuniões já foram feitas para analisar todas as contribuições de melhorias feitas entre o período de consulta pública (mai/24) e a realização do Seminário de Auditoria de Saneamento Básico (fev/25).
Nos dias 12 e 13 de fevereiro, os membros do grupo se reuniram para organizar e debater as principais contribuições apresentadas no dia 11, pelos auditores de controle externo que participaram do evento na sede do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), em João Pessoa.
“Depois de receber todas as contribuições decorrentes da consulta pública e do Seminário, focamos em verificar os procedimentos que receberam o maior número de sugestões, sendo eles: o PROC-IBR-SAN-140-2024, que trata da regulação do saneamento básico, e o PROC-IBR-SAN-130-2024, referente à contratação dos serviços de saneamento básico”, informou o coordenador do grupo, o auditor de controle externo Dener Alves de Souza (TCE-TO).
Dener, em reunião virtual realizada no dia 18 de fevereiro, fez um resumo de como foi o dia do evento e os dois dias subsequentes de reunião do grupo e apresentou as contribuições mais relevantes aos componentes do grupo e a presidente no Ibraop. “Após organizarmos as contribuições recebidas, finalizamos a etapa inicial de verificação de prioridade e relevância de revisão dos procedimentos, iniciando a etapa de possíveis alterações de redação e de estrutura.” informou.
Os três procedimentos de auditoria restantes — o PROC-IBR-SAN-100-2024, que trata das diretrizes de auditoria em saneamento básico, o PROC-IBR-SAN-110-2024, que trata da política de saneamento básico e sua governança, e o PROC-IBR-SAN-120-2024, que trata do planejamento e da utilização dos recursos orçamentários para a formulação e implementação da política de saneamento básico — serão concluídos nas próximas reuniões virtuais.
A versão final desses cinco documentos serão disponibilizadas em breve e amplamente divulgadas, tanto no site quanto nas redes sociais do Ibraop.