Ibraop em Novembro
AtividadesO mês de novembro começou com a apresentação de dois materiais técnicos elaborados pelo Ibraop em eventos internacionais!
O primeiro foi o PROC–IBR–ROD 101/2020 – Procedimento de Auditoria do Ibraop sobre “Plano de Amostragem, Extração e Preparação de Amostras de Concreto Asfáltico para Fins de Auditoria” – citado pelo engenheiro civil e perito criminal federal Alan de Oliveira Lopes, durante apresentação de estudo de caso no 10º Congresso de Engenharia Forense — tradução livre de 10th Forensic Engineering Congress (ASCE) — realizado em Seattle, Washington (USA). O segundo, foi o livro digital “Gestão, Controle e Regulação do Saneamento Básico”, apresentado pela auditora aposentada Valéria Gonzaga (TCE-MG) aos participantes do 9º Encontro Anual do Grupo de Pesquisa em Economia e Política — tradução livre de Ninth Annual Meeting of the Economics and Politics Research Group (EPRG), na Universidade de Brasília (UnB).
E por falar em material técnico, dois novos procedimentos de auditoria de serviços de terraplenagem foram elaborados pelo grupo de trabalho responsável por obras rodoviárias e abertos para consulta pública até 15 de fevereiro de 2025. E foi prorrogado, para 3 de fevereiro, o prazo para o envio de contribuições de melhorias para os cinco procedimentos de auditoria de Saneamento Básico. Os detalhes estão no site do Ibraop.
Ah, vocês ficaram sabendo que o valor da anuidade, tanto dos associados individuais quanto dos Tribunais de Contas filiados, foram ajustados? Pois fiquem atentos: essa revisão foi aprovada por unanimidade pelos associados em Assembleia Geral Extraordinária Virtual e entra e vigor já a partir do ano que vem.
Vamos para participação em eventos? É claro que o Ibraop prestigiou o Nono Encontro Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil (IX ENTC). A presidente Adriana Cuoco Portugal (TCDF), o vice-presidente Anderson Uliana Rolim (TCE-ES), e os diretores Bartolomeu Barros Lordelo Jr (TCM-BA), Guilherme Bride Fernandes (TCE-ES) e Narda Consuelo Vitório Neiva Silva (TCE-MT) acompanharam boa parte da extensa programação, em Foz do Iguaçu (PR). E o diretor Fernando Celso Morini (TCM-SP), que coordena o grupo de trabalho criado para analisar e estudar a Plataforma BIM – Building Information Modeling — também participou do 7° Congresso Internacional “A Era BIM”, em São Paulo.
Foi um mês intenso, não foi? Pra variar!