Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Presidente e vice-presidente do Ibraop realizam visita técnica ao Tribunal de Contas do Tocantins

Destaques, Notícias

A presidente e o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Adriana Portugal e Anderson Rolim, realizaram visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), nesta segunda-feira, dia 26 de agosto. Além de se reunirem com o conselheiro presidente André Luiz de Matos Gonçalves e os engenheiros da Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (Caeng) do TCE-TO, eles conheceram as instalações do laboratório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), cujos equipamentos são utilizados pela Corte de Contas para suas inspeções e auditorias de obras rodoviárias.

Adriana e Anderson foram recebidos pelos auditores de controle externo Eduardo Valim, coordenador da Caenge, e Joselito Macedo, membro do Conselho Deliberativo do Ibraop. Eles os acompanharam na visita aos laboratórios do IFTO, onde foram apresentados à diretora do campus Palmas, Noemi Barreto. Na ocasião, a presidente do Ibraop destacou a importância das parcerias para a realização de auditorias mais eficazes, ressaltando a troca de conhecimento entre auditores e alunos como um benefício significativo para a sociedade. “Acredito, inclusive, que o Ibraop possa ajudar na formação dos estudantes em auditoria de obras públicas”, disse.

A reunião com o conselheiro presidente André Luiz de Matos Gonçalves; o diretor-geral de Controle Externo, Dênis Luciano Pereira Araújo; e os auditores de controle externo da Caeng do TCE-TO, entre eles o auditor de controle externo José Ribamar Maia Júnior, também foi realizada pela manhã. O conselheiro presidente citou os avanços conquistados pelo Tribunal de Contas em auditoria de obras públicas, como o projeto “Mãos à Obra”, que busca retomar obras paralisadas na educação infantil em parceria com o FNDE, Ageto e IFTO, reiterando, por fim, o compromisso da instituição pelo fortalecimento da cooperação com o Ibraop.

A visita técnica foi concluída com a realização de uma roda de conversa com os engenheiros e servidores que atuam na Caeng do TCE-TO. Entre os assuntos debatidos estavam estratégias para auditorias rodoviárias, gestão de obras paralisadas, garantias quinquenais e a utilização dos resultados dos ensaios dos laboratórios nas fiscalizações.

Eduardo Valim ressaltou a importância da visita do Ibraop para a troca de boas práticas e, ainda, para mostrar como o TCE-TO está aplicando as orientações técnicas do Instituto, contribuindo para a melhoria e eficiência das auditorias de obras públicas. “Ao mostrar como aplicamos as orientações técnicas do Ibraop em nossas fiscalizações, contribuímos para o fortalecimento da fiscalização de obras públicas em todo o país. Essa troca de experiências é essencial”.

Segundo Adriana Portugal, visitas como essa não apenas reforçam a parceria existente com os TCs e divulgam o trabalho Ibraop, como também oferecem uma oportunidade valiosa para o compartilhamento de experiências. “Fiquei muito satisfeita em conhecer as estratégias do Tribunal e sua parceria com o Instituto Federal que, ao meu ver, agrega conhecimento tanto para os auditores quanto para os alunos. É inspirador ver essa troca de conhecimentos em prol da sociedade”, afirmou a presidente do Ibraop, que concluiu: “Nosso objetivo é sempre produzir materiais técnicos que melhorem a eficiência na auditoria de obras públicas, beneficiando todos os tribunais afiliados no Brasil.”

Fonte: Com informações da Ascom TCE-TO

Fotos: Raimundo César/ Ascom TCE-TO

Back to Top