Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Diretores apresentam as atividades do Ibraop durante o Encontro de Integração da SecexInfra do TCU

Destaques, Notícias

O que é o Ibraop e quais atividades desempenha pelo aprimoramento da auditoria de obras públicas no Brasil. Esse foi o tema de apresentação feita pelo diretor de Eventos do Ibraop, Fernando Morini, durante o Encontro de Integração da Secretaria de Controle Externo de Infraestrutura do Tribunal de Contas da União (SecexInfra/TCU), nesta terça-feira (13). O evento, que segue até o dia 15 de agosto, está sendo realizado no Instituto Serzedelo Corrêa (ISC/TCU), em Brasília (DF).

O encontro, segundo explicou o secretário de Controle Externo de Infraestrutura, Carlos Rafael Menin Simões, é direcionado aos auditores federais especializados nas áreas de infraestrutura de transportes, urbana e hídrica do TCU e busca não só compartilhar os trabalhos significativos desenvolvidos pela secretaria, como promover discussões sobre temas técnicos relevantes. “Por isso reservamos um espaço na grade do evento para conhecer os trabalhos do Ibraop, os quais considero oportuno de ser compartilhado”, disse.

Fernando Morini iniciou sua fala explicando que o Instituto é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne auditores e auditoras de controle externo, graduados em Engenharia e Arquitetura, interessados em aprimorar métodos e procedimentos de auditoria de obras públicas e serviços de engenharia no país. “O Ibraop instituiu e mantém grupos de trabalhos sobre temáticas específicas com o objetivo de promover o desenvolvimento, elaborar ou validar metodologias, critérios, técnicas, procedimentos e orientações que visem ao aprimoramento da auditoria de obras públicas, na forma do Regimento Interno”, explicou o diretor.

Atualmente, o Ibraop possui sete grupos temáticos, que possuem diferentes objetivos de acordo com suas áreas e/ou frentes de atuação. São eles Plataforma BIM, Obras Rodoviárias, Saneamento Básico, Impactos Socioambientais de Obras de Infraestrutura, Nova Lei de Licitação e Contratos, Orientações e Notas Técnica. “Uma vez ao ano, “também nos dedicamos à realização de Encontros e Simpósios de Auditoria de Obras Públicas – os Enaops e Sinaops – para divulgar esses trabalhos e promover debates sobre essas e outras temáticas afins à engenharia”, continuou Morini.

A apresentação seguiu com a exibição das diversas publicações, procedimentos de auditoria, orientações técnicas e notas técnicas já publicadas no Site do Ibraop, sendo a maioria delas em utilização pelas Auditorias dos Tribunais de Contas de todo o Brasil.

Ao final da palestra, o diretor Administrativo Adjunto do Ibraop, Rafael Di Bello, que assim como os participantes do evento é auditor federal do TCU, pediu a palavra para agradecer a contribuição de seus colegas que compõem esses grupos temáticos citados — entre eles André Mendes, André Pachioni Baeta, Rafael Martins Gomes, Cleiton Rocha de Matos e Fabrício Helder Mareco Magalhães — e que palestraram nos últimos eventos do Ibraop — como David Grubba, Victor Marcuz de Moraes, Francis Cosme de Farias, Keyla Araújo Boaventura e Renata Silveira Carvalho. “Muito obrigado por acreditarem nesse trabalho (que é voluntário, mas gratificante). Aproveito para reiterar que nossos procedimentos técnicos são abertos para consulta pública e vocês podem colaborar enviando sugestões de melhorias. Toda ajuda é sempre bem-vinda”, reforçou.

Confira AQUI as fotos do Encontro de Integração da SecexInfra do TCU!

Versão para impressão Versão para impressão 

Back to Top