Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Rafael Martins apresenta o Índice de Percepção de Maturidade de Projetos: 5CM

Destaques, Notícias

Rafael Martins Gomes, auditor do Tribunal de Contas da União, apresentou o Índice de Percepção de Maturidade de Projetos (5CM), uma ferramenta desenvolvida para avaliar quantitativamente o nível de maturidade de grandes empreendimentos. A palestra trouxe insights fundamentais sobre a gestão e avaliação de projetos complexos, destacando a importância de dados precisos na tomada de decisões estratégicas.

O auditor iniciou a apresentação com a importância dos dados na Gestão de Projetos. Essa premissa fundamenta a criação do 5CM, que busca fornecer uma base quantitativa para a gestão de projetos. “É melhor ter um dado impreciso do que não ter nenhum. Primeiramente, precisamos ter dados para podermos agir e foi isso que fizemos, garimpamos dados de obras e projetos do mundo inteiro”

Martins explicou que o TCU optou por utilizar a metodologia 5CM (Five Case Model), aqui no Brasil chamada de Modelo de Cinco Dimensões, como base para a criação desse indicador. Nas 21 ações prévias que são analisadas, há desde requisitos sobre o licenciamento ambiental até análise de risco e benefícios públicos.

O 5CM é apoiado por uma vasta base de dados acumulada ao longo de 35 anos e mais de 20.000 projetos de capital. “Com uma base de dados desse tamanho é possível fazer  um estudo estatístico com mais valor”, contou o palestrante.

Rafael Martins apresentou como é construída a nota do índice e exemplificou com dados sobre projetos como o Metrô de Fortaleza e o Ramal do Salgado, que receberam pontuações de maturidade de 0,8 e 0,7, respectivamente. Ele também mencionou futuros aprimoramentos, como um manual do iPMP – Índice de Percepção de Maturidade de Projetos – e a ampliação da amostra para 2024.

Clique AQUI e confira a íntegra dessa apresentação!

A apresentação de Rafael Martins no ENAOP foi um marco importante para o público presente, reforçando a importância do uso de dados para a fiscalização eficaz de grandes empreendimentos. O Índice de Percepção de Maturidade de Projetos: 5CM se destaca como uma ferramenta valiosa para promover uma abordagem mais científica e objetiva na tomada de decisões.

O ENAOP 2024 é uma realização do Ibraop e do TCE-PI e conta com o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae – PI). Conta também com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

FONTE: Larissa Gomes (Ascom/ TCE-PI)

 

Versão para impressão Versão para impressão

Back to Top