Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Rafael Fonteles, governador do Estado do Piauí, ministra Conferência de encerramento do ENAOP 2024

Destaques, Notícias

“As diretrizes para o desenvolvimento de longo prazo do Estado do Piauí” foi o tema da conferência de encerramento do ENAOP 2024, ministrada pelo governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles. O encontro, iniciado no dia 12 de junho e que segue com visita técnica Porto S/A neste sábado (15), está sendo realizado em Luís Correia, no litoral piauiense.

Rafael Fonteles concluiu o bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) aos 19 anos, o mestrado em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do Rio de Janeiro, aos 21, e foi premiado em Olimpíadas Internacionais de Química (2002), Física (2002) e Matemática (2004) na Holanda, Indonésia e Macedônia, respectivamente. Foi nomeado secretário estadual da Fazenda do Piauí aos 29 anos, cargo que comandou de 2015 a 2022, e presidente do Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz), de 2019 a 2022, de onde se afastou para disputar a eleição para o Governo do Piauí, tendo sido eleito.

Sua experiência o levou a ter uma convicção: apostar fortemente no desenvolvimento de longo prazo. “Infelizmente o sistema politico brasileiro sempre nos leva ao curto prazo: esse é um desafio que a democracia brasileira precisa enfrentar”, disse. “Entendo que o verdadeiro desenvolvimento de um país ou região deriva muito mais dos fatores humanos internos do que de fatores naturais ou externos”.

O conferencista apresentou as premissas de seu governo, cuja meta é garantir o crescimento econômico acelerado, com foco no pleno emprego e na forte redução das desigualdades sociais. Para tanto, possui três diretrizes fundamentais: super choque educacional e tecnológico, estabilidade duradoura, tanto institucional quanto fiscal, e abertura econômica com a participação do Estado.

“O Piauí possui baixos índices de esgotamento sanitário e altos índices de analfabetismo. Mas veja a Cingapura, o Vietnã e demais países do sudeste asiático que sofreram grandes tragédias e hoje são potências econômicas. Precisamos garantir o crescimento econômico acelerado no Piauí, com foco no pleno emprego e na forte redução das desigualdades sociais, ampliando substancialmente a classe média”, informou.

Fonteles citou os empreendimentos de médio e pequeno porte previstos para serem executados pelo governo, detalhando os de grande porte, voltados à agropecuária e agroindústria, energias renováveis, mineração e logística. “Promovemos um estudo e estamos investindo em diversos modais para conectar o norte ao sul do Estado: renovação de rodovias por concessões e PPPs, construção de um anel rodoviário, de mil quilômetros de hidrovias, de ferrovias e do Porto de Luís Correia, com um terminal de grãos”, informou o governador. Os participantes do ENAOP 2024 vão pessoalmente conhecer as obras do Porto de Luís Correia na manhã deste sábado, dia 15 de junho, bem como as instalações da Investe PI, e suas subsidiárias ZPE e Porto S/A.

Ao concluir sua conferência, o governador agradeceu o convite para participar do ENAOP 2024 e disse que esse debate, pela importância do planejamento de infraestrutura, tem que perpassar os poderes: quanto mais preventivo, melhor. “E nesse sentido, os Tribunais de Contas são fundamentais”, concluiu.

Clique AQUI e confira a íntegra dessa apresentação!

O ENAOP 2024 é uma realização do Ibraop e do TCE-PI e conta com o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae – PI). Conta também com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

 

Versão para impressão Versão para impressão

Back to Top