Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

O diretor do Ibraop, o autor de controle externo Júlio Uchoa Cavalcanti Neto (TCE-PB) ministrou a palestra ”Cooperação e Inovação Técnica em Levantamento de Serviços de Dragagem” no Seminário Internacional “O Futuro da Auditoria Pública: Dados, Inovação e Cidadania”, realizado nos dias 21 e 22 de outubro, em Brasília. A presidente do Ibraop, Adriana Portugal (TCDF), também participou do evento.

Trata-se de uma iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Instituto Serzadello Corrêa (ISC), que tem como objetivo integrar auditores, pesquisadores e acadêmicos de todo o mundo em um espaço dinâmico de discussão sobre as tendências que vão moldar a atividade de auditoria do setor público e sua relação com a cidadania.

Em sua primeira edição, o seminário contou com a presença ilustre do economista e mestre em Gestão e Políticas Públicas, Nelson Shack, e do cientista e professor Silvio Meira. A programação também foi composta pela apresentação de 73 trabalhos selecionados e divididos entre exposições teóricas (46 pôsteres) e casos práticos (27 palestras) sobre quatro temas: 1) Auditoria Pública Centrada no Cidadão; 2) Competências e Cultura do Auditor do Futuro; 3) Abordagens Inovadoras na Auditoria do Setor Público: Casos e Lições Aprendidas; e 4) Inteligência Artificial e Transformação Digital na Auditoria Pública.

De acordo com a organização do evento, os trabalhos selecionados refletem o que há de inovador e relevante na auditoria pública, abordando temas que impactam diretamente o futuro do controle e da transparência. 

Para o diretor do Ibraop, os ambientes foram pensados para proporcionar uma experiência descontraída e inspiradora, ideal para networking e intercâmbio de ideias entre os participantes, e permitindo o alinhamento das Cortes de Contas do país às melhores práticas globais. 

“Em minha apresentação, falei sobre uma experiência exitosa de cooperação técnica com a polícia federal em uma auditoria de serviços de dragagem no porto de Cabedelo, no meu Estado. Com isso, pude divulgar o que o TCE da Paraíba tem feito e ter acesso ao que pesquisadores e outras equipes tem feito ao redor do mundo”, concluiu.

O Seminário Internacional “O Futuro da Auditoria Pública: Dados, Inovação e Cidadania” recebeu o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), da União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e TCU (Sindilegis) e da Controladoria Geral da União (CGU). Saiba mais AQUI!

Back to Top