O diretor Técnico do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), Guilherme Bride Fernandes (TCE-ES), ministrou a palestra “Produção Técnica do Ibraop na Nova Lei de Licitações” durante a realização da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), nesta quinta-feira (10). Organizado pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, o evento contou com a participação de aproximadamente 6 mil profissionais de diversas regiões do Brasil para discutir “Educação, Tecnologia e Inovação”, no Centro de Convenções de Salvador (BA).






Em sua apresentação, Guilherme explicou a função desempenhada pelo Ibraop no Sistema Controle Externo, suas atividades e produções técnicas ao longo dos quase 25 anos de existência do Instituto. “Apresentei os desafios trazidos pela Nova lei de Licitações [NLLC] e o que o instituto está fazendo em relação a esses desafios”, disse.
A apresentação foi transmitida pelo Youtube: assista AQUI!
Moderado pelo conselheiro federal, Domingos Sahib Neto, o painel – que tinha “Obras e Serviços Públicos: Lei de Licitações nº 14.133/21” como tema central – foi aberto com a palestra “Os profissionais e o controle das obras públicas sob a perspectiva da Lei nº 14.133/21”, ministrada pelo auditor aposentado do TCE-SC e membro do Membro Conselho Consultivo do Ibraop, Pedro Jorge Rocha de Oliveira; e seguiu com a palestra “Formação do Preço de Venda de Serviços de Engenharia para Licitações Públicas”, ministrada pelo do presidente do Ibec, Paulo Roberto Vilela Dias.
O diretor Administrativo, Bartolomeu Barros Lordelo Jr (TCM-BA), e o presidente da Comissão de Ética do Ibraop, Cláudio Muricy Torres (TCE-BA), também participaram do evento.
A 79ª SOEA foi iniciada no dia 7 de outubro e, nos últimos dias, ofereceu dezenas de atividades concomitantes, em diversos auditórios, além da realização do Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) e de algumas reuniões de trabalho. A novidade neste ano foi o lançamento do podcast Estúdio Confea e o fato de o evento ter sido Carbono Neutro, com práticas e iniciativas voltadas para minimizar o impacto ambiental, como o incentivo ao uso de transporte coletivo e a redução de plásticos.