GT de Impactos Socioambientais convida especialistas do ISA e do TCE-MS para debater novo procedimento de auditoria
Destaques, galeria_reunioes, NotíciasA reunião semanal do grupo de trabalho do Ibraop, responsável pela elaboração de procedimentos de auditoria que versam sobre controle de riscos e impactos socioambientais em auditoria de obras públicas, contou com a participação de especialistas do Instituto Socioambiental (ISA), nesta quarta-feira (28).
John Razen, Thais Regina Mantovanelli e Deyvisson Felipe Batista Rocha atuam junto ao ISA, assim como Mariel Mitsuri Nakane Aramaki, que é membro integrante do grupo. Eles foram convidados a participar do debate para a construção do PROC-IBR-SOCIOAMB 004/2024, de avaliação do licenciamento ambiental e execução de condicionantes.
De acordo com o coordenador do grupo, o diretor Financeiro Adjunto do Ibraop, Aristóteles Sampaio Costa (TCE-RR), a participação desses especialistas contribuiu para que o procedimento ganhasse mais aderência, atém de ter ajudado o grupo a “avançar na formulação de pontos de controle na Avaliação do Licenciamento ambiental e execução das condicionantes”, observou.
O PROC-IBR-SOCIOAMB 004/2024 é um dos sete procedimentos de auditoria previstos de serem elaborados pelo grupo. Quatro já foram publicados e estão vigentes. O PROC-IBR-SOCIOAMB 003/2024, que trata da avaliação da viabilidade técnica, econômica, social e ambiental, está em consulta pública até 7 de setembro e, o PROC-IBR-SOCIOAMB 005/2024, de Avaliação dos resultados, será o próximo a ser feito.
SAIBA MAIS – O GT de Impactos Socioambientais do Ibraop foi criado em 2022, fruto de uma parceria iniciada com a Transparência Internacional – Brasil, e conta, ainda, com a colaboração de representantes de diversos Tribunais de Contas (TCDF, TCE-ES, TCE-MT, TCE-RR, TCE-MS, e TCU) e de organizações da sociedade civil, como o GT Infraestrutura e Justiça Socioambiental (GT Infra), o Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, CPI Global e o Instituto Meio Ambiente e Energia (IEMA).