Conheça a logomarca do XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas

 

A logomarca de divulgação do XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o SINAOP – foi definida e começa a ser divulgada esta semana. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por intermédio do Instituto Serzerdello Corrêa (ISC), o evento será realizado virtualmente, de 22 a 26 de novembro, com transmissão gratuita e ao vivo pelo YouTube.

“Mesmo sendo um evento virtual, e portanto sem local de realização, seguimos a tradição de prestigiar a cidade do Tribunal de Contas parceiro do evento na arte de divulgação. Fizemos referência a escultura ‘Os Candangos’, os construtores de Brasília”, explicou o presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim.

Criado em 1959 pelo escultor Bruno Giorgi, a referida escultura em bronze possui oito metros de altura e está localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Inicialmente chamada de “Os Guerreiros”, o monumento homenageia os construtores da Capital do Brasil, denominados de candangos – nome dado pelos angolanos aos portugueses colonizadores de Angola. O termo, no entanto, se aplica aos trabalhadores da construção vindos de todos os recantos. Atribui-se a dois jovens pedreiros, Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques, que morreram soterrados na construção da cidade planejada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

A obra foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como um patrimônio da humanidade, uma vez que a união de dois guerreiros representa o simbolismo de força e equilíbrio entre os Poderes da República.

COMISSÃO ORGANIZADORA – A aprovação na logomarca do evento se deu em duas reuniões realizadas por videoconferência. A primeira, com representantes do Ibraop, do ISC e da Coordenação-Geral de Controle Externo de Infraestrutura do Tribunal de Contas da União (TCU), no dia 9, e, a segunda, apenas com membros do Ibraop, no dia 18 de setembro.