Coordenador de Obras Públicas do TCE-PR, Paulo Daschevi, ex-servidora da unidade e procurador-geral do MPC-PR, Gabriel Guy Léger, discutiram a trajetória da Corte Paranaense na adoção da metodologia

Em seu segundo dia de programação, o Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP 2026 – reuniu especialistas no auditório da seção paranaense do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), em Curitiba, para debater o impacto na gestão pública da tecnologia BIM – sigla para building information modeling, ou “modelagem da informação da construção”, numa livre tradução do inglês.
Com o tema “Inovação e tecnologia aplicada à auditoria de obras públicas”, o painel técnico desta terça-feira (9 de junho) destacou o pioneirismo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) na adoção da ferramenta para fiscalizar e aprimorar empreendimentos estaduais e municipais desde a fase de projeto até a etapa de manutenção do patrimônio. O evento, aberto oficialmente nesta segunda (dia 8), estende suas atividades até esta quarta (10).
Painel
A trajetória de implementação da tecnologia na Corte de Contas paranaense foi resgatada pelo engenheiro Paulo Daschevi, titular da Coordenadoria de Obras Públicas (COP) do TCE-PR, e pela arquiteta e urbanista Marjorie Melaré, ex-servidora da unidade e atualmente atuante na iniciativa privada.
Na apresentação intitulada “A atuação do TCE-PR no processo de implementação do BIM em obras públicas”, os palestrantes detalharam as ações da Presidência da instituição no incentivo à metodologia, além do rigoroso trabalho de normatização interna para o uso da ferramenta pelas equipes de fiscalização.
A explanação evidenciou o papel do Tribunal como difusor de conhecimento em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil-PR). Segundo os palestrantes, essa cooperação tem sido fundamental para identificar gargalos e disseminar as diretrizes técnicas do BIM aos órgãos e entidades fiscalizados pela Corte.
O bloco da manhã desta terça (9 de junho) foi consolidado com uma mesa redonda mediada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR), Gabriel Guy Léger. Na condução do debate e da rodada de perguntas do público, Léger alertou para a urgência de diminuir a disparidade técnica entre os órgãos de fiscalização e os entes fiscalizados. O procurador-geral elogiou ainda iniciativas conjuntas do TCE-PR, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e da Itaipu Binacional dedicadas a nivelar esse conhecimento prático.
Diferentemente dos softwares tradicionais em duas dimensões (2D), a plataforma BIM insere dados inteligentes em cada elemento modelado – seja viga, parede ou coluna –, reduzindo a ocorrência de erros de compatibilidade e afastando a necessidade de eventuais aditivos contratuais. O uso da metodologia atende aos critérios da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), a qual prevê sua adoção preferencial na contratação de serviços de engenharia e arquitetura.
ENAOP 2026
O ENAOP foi organizado pelo TCE-PR em conjunto com o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e conta com o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e do Sebrae-PR.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR