O grupo de trabalho do Ibraop, responsável pela elaboração dos Procedimentos em Auditoria de Obras Rodoviárias e Vias Públicas, realizou uma nova reunião presencial nesta semana. O encontro foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de agosto, na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas “Conselheiro Eurípedes Sales”, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), em São Paulo.
De acordo com a assessora técnica Claudeny Simone Alves Santana (TCE-MS), o grupo trabalhou na elaboração do PROC nº 217/2024: procedimento sobre a determinação da Massa Específica Aparente Seca Máxima, Massa Específica Aparente Seca “in situ” e Massa Específica Aparente Solta em Serviços de Terraplenagem para fins de Auditoria. “Conseguimos aprofundar a discussão sobre as orientações de boas práticas para realização dos ensaios pertinentes para tais determinações”, explicou.
A presidente do Ibraop, Adriana Portugal, lembrou que uma outra reunião, porém virtual, deverá ser realizada em setembro para o fechamento e revisão dessa norma. “Aí então podemos encaminhar para a análise e aprovação da Diretoria Executiva do Ibraop, antes de abrirmos o procedimento para consulta pública”, informou.

Além de Claudeny e Adriana, Antônio Alves Ferreira Júnior (TCE-CE), Brynner Barbosa de Brito (TCE-PA), Daniel Menezes Brandão (TCE-GO), Renato Nascimento Scarpati (TCE-ES), Elci Pessoa Júnior (Ibraop), Ítalo Dantas Dornellas (TCE-RO), José Ribamar Maia Júnior (TCE-TO), Bruno Gomes (TCM-PA) e Tobias Azevedo da Costa Pereira (TCE-PE) também participaram dessa reunião.