Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Diex e Condel do Ibraop aprovam Plano de Ação para o biênio 2023-2024

Destaques, galeria_reunioes, Notícias

Os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo aprovaram o Plano de Ação do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas para o biênio 2023-2024. O documento – que possui 11 metas – foi debatido e revisado durante toda o dia desta segunda-feira (27), na Escola de Contas do TCDF, em Brasília.

De acordo com a presidente Adriana Portugal, a maioria das atividades previstas para este e o próximo ano têm como objetivo dar continuidade aos Termos de Cooperação com as entidades parceiras, à  elaboração de materiais técnicos e à realização de eventos.

“Vamos criar cronogramas de reuniões periódicas, virtuais e presenciais, para os nossos grupos de trabalho”, disse a presidente. O Ibraop possui, atualmente, sete grupos de trabalhos, responsáveis em elaborar e atualizar procedimentos de auditoria, orientações e notas técnicas sobre temas específicos: 1) Resíduos Sólidos Urbanos, 2) Obras Rodoviárias, 3) Saneamento Básico, 4) Reequilíbrio Econômico-Financeiro, 5) Impactos Socioambientais da Infraestrutura, 6) Procedimentos Gerais e Manual de Auditoria e 7) Painel de Obras Públicas.

A realização do XX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras em parceria com o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul também foi tratada pelo grupo. O evento, ainda sem data e local definido, já vai começar a ser organizado.

PARTICIPANTES – Além da presidente do Ibraop, participaram da reunião o vice-Presidente Anderson Uliana Rolim (TCE-ES), o diretor Administrativo Bartolomeu Barros Lordelo Jr (TCM-BA), o diretor Administrativo Adjunto Rafael Di Bello (TCU), o diretor Financeiro Alysson Mattje (TCE-SC), o diretor Técnico Guilherme Bride Fernandes (TCE-ES), o diretor de Relações Institucionais Pedro Paulo Piovesan de Farias (TCE-PR), a diretora de Comunicação Narda Consuelo Vitório Neiva Silva (TCE-MT) e o diretor de Eventos Fernando Morini (TCM-SP).

Também estavam presentes o presidente Ricardo Souza Lobo (TCE-GO) e o vice-presidente do Condel, Ronan Alves Costa (TCE-RJ), além dos membros Douglas Emanuel Nascimento de Oliveira (TCE-MG), Cezar Augusto Pinto Mota (TCE-RS), Arthur de Oliveira Viana Neto (TCE-AC),  Paulo Augusto Daschevi (TCE-PR), José Monteiro Coelho Filho (TCE-RN) e Cesar Augusto F. de Moraes (TCE-MS).

Emerson Augusto de Campos (TCE-MT), presidente do Conselho Fiscal; Valéria Cristina Gonzaga (TCE-MG), membro do Conselho de Ética; André Luiz Mendes (TCU) e Pedro Jorge Rocha de Oliveira (TCE-SC), membros do Conselho Consultivo; e a assessora de comunicação Janayna Cajueiro estavam na reunião.

Confira abaixo as metas do Plano Estratégico do Ibraop:

Meta 1. Organização de atividades gerais da diretoria

Meta 2. Orientações Técnicas e Procedimentos de Auditoria de Obras Públicas

Meta 3. Elaboração de “Opinião do Ibraop”

Meta 4: Acordos de Cooperação Técnica

Meta 5. Promover melhorias nas estruturas de engenharia/arquitetura nos TCs

Meta 6. Promover melhorias nas estruturas de engenharia no Setor Público

Meta 7. Realização de eventos e cursos de capacitação

Meta 8. Filiações ao Ibraop

Meta 9. Associados

Meta 10. Intercâmbio institucional

Meta 11. Comunicação do Instituto (redes sociais e imprensa)

Back to Top