Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Ibraop participou de seminário que debate “Inovação em Gestão e Valorização dos Resíduos”, em Recife

Destaques, Notícias

“É de extrema relevância participar desse evento para divulgar as inovações no setor e facilitar o controle externo a partir do conhecimento dessas inovações”, disse a presidente do Ibraop, Adriana Portugal, ao agradecer o convite para compor a mesa de abertura do Seminário “Inovação em Gestão e Valorização dos Resíduos”, nesta quarta-feira (25). O evento, que seguiu até o dia 26 de janeiro, foi realizado em Recife (PE).

Veja AQUI o vídeo da transmissão ao vivo do seminário!

Além de apresentar o Instituto aos participantes do evento, Adriana mencionou que o Ibraop foi inserido nesse contexto por possuir um grupo de trabalho que debate e elabora procedimentos de auditoria e orientações técnicas sobre Resíduos Sólidos Urbanos. “No ano passado, inclusive, outro grupo se debruçou sobre o Novo Marco Legal do Saneamento Básico e formatou um e-book de artigos técnicos, em que buscamos identificar o desafio dos Tribunais de Contas no controle das ações relacionadas a universalização do saneamento. Convido todos à leitura”, frisou.

Acesse AQUI o e-book NMLSB do Ibraop!

A presidente do Ibraop encerrou sua fala dizendo que acredita que o controle possa agir como indutor na melhoria do setor de resíduos sólidos, tanto pela utilização dos aterros sanitários, quanto pela adoção de técnicas que transformem os resíduos em recursos. “Só é velho quem não inova!”, concluiu.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária de Pernambuco (Abes-PE), Cristiano José, e pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Pernambuco (Crea-PE), Adriano Lucena, representantes das entidades realizadoras do evento. Entidades apoiadoras também estavam presentes, como o presidente da ANAMMA, Marçal Cavalcante; o auditor de Controle Externo do TCE-PE, Pedro Teixeira; o diretor financeiro da ABLP, Luiz Lopes; o assessor parlamentar Laércio Queiroz (representando a AMUPE); o secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Ribeiro (representando a Prefeitura de Recife); a promotora de Justiça, Belize Câmara (representando a CAOMA do MPPE), e uma representante da CPRH.

PROGRAMAÇÃO – O primeiro dia de evento foi reservado para debates sobre “Inovação na Gestão dos Resíduos” – tema do ‘Painel 1’ – e “Projeto, Drenagem, Controle, Monitoramento e Tratamento do Chorume de Aterros Sanitários” – tema do ‘Painel 2’ – que foi mediado pelo diretor do Ibraop, Alysson Mattje.

Para o dia 26, foi programada uma visita técnica ao Aterro Sanitário de Ipojuca, onde os processos para a remediação ambiental do antigo lixão e o tratamento de chorume com tecnologia osmose reversa foram apresentados aos participantes do evento.A auditora de Controle Externo do TCE-MG, a engenheira Valéria Cristina Gonzaga, que integra o Conselho de Ética e o grupo do Ibraop que debate o NMLSB, também estava presente.

Back to Top