Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

‘Riscos e Impactos Ambientais em Obras de Infraestrutura’ é o tema de novo procedimento de auditoria do Ibraop

Destaques, Notícias

As equipes de auditoria dos Tribunais de Contas já podem fazer uso do novo procedimento de auditoria disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop). Trata-se do PROC-IBR-SOCIOAMB 001/2022, que traz diretrizes para a auditoria de riscos e impactos socioambientais de planos, projetos e execução de investimentos em infraestrutura.

O objetivo do documento é estimular a incorporação da questão socioambiental nas auditorias de obras, especialmente daquelas com potencial impacto social e ambiental.

O PROC-IBR-SOCIOAMB 001/2022 possui 3 páginas e é o primeiro de um conjunto de procedimentos que vão abordar temas específicos do controle dos riscos e impactos socioambientais da infraestrutura. É iniciado com os objetivos e justificativas para o procedimento e apresenta um esquema simplificado do ciclo de vida dos investimentos em infraestrutura.

“Esse primeiro procedimento, oriundo de parceria com a Transparência Internacional – Brasil, contando com a participação de diversas outras entidades, tem por objetivo despertar no Controle Externo a necessidade de atuação mais contundente sobre a temática dos impactos socioambientais em obras de infraestrutura, fornecendo aos Auditores de Controle Externo subsídios e indicação de critérios para a realização dos trabalhos de auditoria”, disse o presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim, que coordenou o grupo de trabalho responsável pela elaboração desse material técnico.

“Nossa intenção com esse e os próximos procedimentos é poder disseminar e incentivar auditores e órgãos de controle a considerar as questões relacionadas ao meio ambiente, transparência, integridade e participação social na realização de auditorias de obras de infraestrutura, que tem um relevante potencial de impactos sociais, ambientais e econômicos”, afirma Amanda Faria Lima, analista de integridade e governança pública na Transparência Internacional – Brasil.

O grupo de trabalho também é formado por membros dos TCEs de Roraima, Mato Grosso e Santa Catarina, dos TCMs da Bahia e do Pará e do TCU, além de representantes do Instituto Socioambiental, da CPI Global, do GT Infraestrutura e Justiça Socioambiental e do Instituto Energia e Meio Ambiente, além de servidores.

Acesse AQUI o procedimento de auditoria! 

Back to Top