Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

ENAOP 2022: Grupo do Ibraop encerra evento com mesa de debates e lançamento de e-book sobre o NMLSB

Destaques, Notícias

Uma mesa de debates formada pelos membros do grupo de trabalho constituído pelo Ibraop para elaborar produções técnicas relacionadas ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico irá encerrar o Encontro Técnico Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP 2022. O evento – que será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro de 2022, no Plenário do TCDF – está com as inscrições abertas pelo hotsite https://www.ibraop.org.br/enaop2022.

De acordo com o presidente do Ibraop, Anderson Uliana Rolim, a ideia é prestigiar esses colegas que, ao longo do ano de 2022, se reuniu virtualmente para discutir as inovações trazidas pela Lei Federal nº 14.026/2020 e intensificar a elaboração de artigos técnicos sobre o tema. “Ao todo, 12 artigos foram produzidos e editados em um livro eletrônico, que será lançado no encerramento do ENAOP. Será imperdível!”, disse. 

O artigo “Contexto Histórico Brasileiro do Saneamento Básico – PLANASA, PLANSAB, PNSB e Lei nº 14.026/202”, assinado por Vera De Simone Borma (TCM-GO), Flávia Burmeister Martins (TCE-RS), Rogério Loch (TCE-SC) e Ivonir Antonio Martinelli (Lart Engenharia), é o primeiro do e-book, seguido do artigo “Em Busca da Universalização do Acesso ao Saneamento Básico”, de Rogério Loch.

“Projetos e Orçamentos dos Sistemas de Água e Esgoto” e “Operação e manutenção de sistemas de tratamento de água e de esgotamento sanitário” são os trabalhos assinados pelos auditores  Ivonir Antonio Martinelli e Pedro Jorge Rocha de Oliveira (TCE-SC), sendo que Rogério Loch é um dos autores do último.

”Investimentos não amortizados e bens não depreciados ao término do prazo contratual e a Lei nº 14.026/2020” e “A ampliação da participação da iniciativa privada e as companhias estaduais de saneamento no Novo Marco Legal do Saneamento Básico” são os temas dos artigos assinados, respectivamente, por Pedro Jorge Rocha de Oliveira e Silvia Lima Damasceno (TCDF).

As auditoras Vera De Simone Borma (TCM-GO) e Valéria Cristina Gonzaga (TCE-MG) assinam os dois próximos artigos técnicos da publicação: “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil” e “Outros Avanços e Desafios do Novo Marco Legal de Saneamento Básico para os Resíduos Sólidos Urbanos”. Na sequência, vem o trabalho do auditor Pedro Coelho Teixeira Cavalcanti (TCE-PE) – “Tribunal de Contas como indutor de políticas públicas – o caso da eliminação dos lixões em Pernambuco”, e das auditoras Ana Emília Brasiliano Thomaz (TCE-ES) e Adriana Cuoco Portugal (TCDF) assinaram o artigo “O controle externo frente aos desafios do Novo Marco de Saneamento”.

O e-book é concluído com dois artigos do professor especialista em Engenharia Sanitária no Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal), Carlos Manuel Martins: “Papel da Governança nas Políticas Públicas de Saneamento” e “Instrumentos Econômico-financeiros e fiscalidade na gestão de resíduos urbanos – Uma abordagem centrada no caso de Portugal”. O articulista – que também fará a conferência de abertura do ENAOP 2022 – foi convidado a dividir sua experiência como mestre em Planejamento Regional e Urbano, doutorando em Políticas Públicas e diretor da Área de Desenvolvimento de Negócio e assessor na AdP – Águas de Portugal SGPS.

Back to Top