Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

Grupo de Rodovias promove palestra sobre o novo Método de Dimensionamento de Pavimentos

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O grupo responsável pela elaboração de procedimentos de obras rodoviárias do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) promoveu, no último dia 20, via videoconferência, a palestra “MeDiNa: Novo Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos”. A apresentação foi feita pela assistente de controle externo e laboratorista do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Claudeny Simone.

Ela começou sua apresentação explicando o que é pavimento rodoviário e porque eles não duram no Brasil. Segundo ela, trata-se de uma estrutura composta por camadas sobrepostas de diferentes materiais que precisam atender estrutural e operacionalmente ao tráfego, durar e custar o mínimo possível. Para que um pavimento rodoviário tenha durabilidade, boa condição e serventia, ele deve resistir aos esforços verticais e horizontais oriundos do tráfego, de modo que traga segurança e conforto ao rolamento.

No entanto, de acordo com a Confederação Nacional dos Transportes, as rodovias no Brasil estão, no geral, em condições insatisfatórias. O próprio Tribunal de Contas da União apontou que as rodovias federais apresentam problemas estruturais e funcionais precocemente: em média, sete meses após a entrega das obras.

O dimensionamento veio para melhorar esse cálculo. Ele busca verificar espessuras e compatibilizar materiais de forma que a vida útil do pavimento corresponda a um número projetado de repetições de carga, podendo ser feito por dois métodos: o empírico e o mecanístico. Como ambos possuem suas vantagens e desvantagens, o ideal, segundo a Claudeny, é usar um pouco dos dois.

“O método empírico seria a prática atual, baseada em experiências empíricas observadas no campo, enquanto o mecanístico, uma proposta analítica e numérica baseada em tensões e deformações comparadas a critérios pré-estabelecidos. Chegamos ao Dimensionamento Mecanístico-Empírico, o estado da prática. Que considera tanto as propriedades dos materiais, clima e tráfego, quanto a fadiga e as deformações elásticas e plásticas, considerando um pouquinho dos dois métodos”, explicou.

A palestra seguiu com a apresentação do MeDiNa – um programa de computador do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), que realiza a verificação e o dimensionamento de estruturas de pavimentos mecanístico-empírico.

Confira AQUI a íntegra da apresentação!

Claudeny Simone é mestre em Engenharia de Infraestrutura de Transportes pela IME/RJ e tecnóloga em Geoprocessamento pela IFPI/PI.

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