Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas

O grupo técnico que elabora procedimentos para Auditoria de Obras Rodoviárias, no projeto realizado em parceria entre o Ibraop e o Instituto Rui Barbosa, reuniu-se nos dias 29 e 30, para dar continuidade aos trabalhos.

A reunião aconteceu no TCE GO para que os técnicos pudessem compartilhar a experiência daquele tribunal no exame da qualidade das obras rodoviárias, por meio de análises de laboratório móvel construído pelo TCE GO, uma vez que a evolução dos estudos de auditoria de obras públicas indica que boa parte dos superfaturamentos e a baixa qualidade de obras podem ser detectadas por meio de ensaios específicos.

A ferramenta criada pelo TCE GO compõe-se de um caminhão, aparelhado com vários equipamentos para realizar os ensaios, que garante independência e autonomia ao auditor para que realize as inspeções em obras concluídas ou em andamento, a qualquer tempo.

A equipe composta por servidores dos Tribunais de Contas dos Estados de Goiás, do Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco e Tocantins foi recebida pelo Presidente do TCE GO, Conselheiro Edson Ferrari, que demonstrou o empenho daquela corte de contas em controlar as obras públicas por meio dos conhecimentos técnicos de engenharia.

Os grupos técnicos que estudam os procedimentos Gerais de Auditoria de Obras e de edificações reuniram-se em Brasília, no TCDF.

Os trabalhos vão seguir em debates via internet até a próxima reunião presencial que acontecerá em Outubro de 2013.

grupo_edificacoes

 

caminhao                                      treiler

 

 

 

You must be logged in to post a comment.

Back to Top