PROGRAMAÇÃO

Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, Metodologia BIM, Novo Marco do Saneamento Básico e Controle Externo do Meio Ambiente. Esses são alguns dos temas , considerados um desafio para a auditoria de obras públicas, que serão debatidos no XIX SINAOP.

Confira!

CONCURSO DE VÍDEOS

O 1º Concurso de Vídeos sobre Obras Públicas do Ibraop busca estimular a produção de material áudio visual na área de auditoria de obras públicas para contribuir com o aperfeiçoamento das técnicas de auditoria por meio de ações educacionais.

Leia o regulamento e participe!

INSCRIÇÕES

Em virtude da pandemia do Coronavírus, o XIX Sinaop será realizado virtualmente, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Assim sendo, o evento será gratuito. No entanto, para receber o certificado de participação, é necessário realizar inscrição. Crie sua conta, com senha, para acesso à área do usuário.

Saiba mais!

O Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), promoverá o XIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021, tendo como temática central “Obras públicas: novos desafios”.

 

É um evento que trata de temas específicos, com o intuito de traçar diretrizes ou firmar conhecimentos mais aprofundados sobre os assuntos abordados. Os encontros técnicos, que também servem como instrumento de aproximação dos profissionais de controle externo, são eventos de um porte mais restrito e que se destinam, de forma complementar, à realização de atividades preparatórias aos Sinaop.

 

Público-alvo:

Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas e demais servidores dos órgãos de controle envolvidos com obras públicas, dos governos federal, estadual e municipal, bem como profissionais dos setores público e privado que exerçam fiscalização, gestão ou execução desse tipo de empreendimento.

 

Local do evento:

Videoconferência pela ferramenta Teams

Transmitido ao vivo no youtube pelo canal do Ibraop http://www.youtube.com/ibraoptv

OS CANDANGOS

A escultura ‘Os Candangos’, os construtores de Brasília, foi a referência escolhida para a logomarca de divulgação do XIX Sinaop. Mesmo sendo um evento virtual, e portanto sem local de realização, seguimos a tradição de prestigiar a cidade do Tribunal de Contas parceiro do evento na arte. Saiba Mais!

_______

Criado em 1959 pelo escultor Bruno Giorgi, a escultura “Os Candangos” é de bronze  e possui oito metros de altura. Está localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Inicialmente chamada de “Os Guerreiros”, o monumento homenageia os construtores da Capital do Brasil, denominados de candangos – nome dado pelos angolanos aos portugueses colonizadores de Angola. O termo, no entanto, se aplica aos trabalhadores da construção vindos de todos os recantos. Atribui-se a dois jovens pedreiros, Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques, que morreram soterrados na construção da cidade planejada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

 

A obra foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como um patrimônio da humanidade, uma vez que a união de dois guerreiros representa o simbolismo de força e equilíbrio entre os Poderes da República.